Prefeitura, Sebrae/Minas e Assetur apresentam resultados de ações do Plano Municipal de Turismo

 Prefeitura, Sebrae/Minas e Assetur apresentam resultados de ações do Plano Municipal de Turismo

“Sonho que se sonha sóÉ só um sonho que se sonha sóMas sonho que se sonha junto é realidade”- Raul Seixas

 

Uma tarde acalorada, momento especial para a sociedade paracatuense. Aconteceu ontem (18), a entrega de resultados de ações do plano municipal de turismo e do projeto place branding, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Sebrae Minas e a Associação das Empresas do Turismo de Paracatu (Assetur).

As iniciativas de fortalecimento do turismo são fundamentais para o desenvolvimento de oportunidades, não só da cadeia produtiva envolvida, mas de toda a cidade.

A união de forças em prol do desenvolvimento de políticas e ações de turismo integradas com as diversas áreas afins tem sido uma ferramenta potente para promover o empoderamento das governanças voltadas para a atividade, bem como no fomento para o desenvolvimento econômico, o que impacta diretamente na movimentação da atividade turística da cidade.

Recentemente foi inaugurada a loja das quitandeiras, o CAT- Centro de Atendimento ao Turista, que são ações estruturantes constantes no plano municipal de turismo e no projeto place branding de Paracatu.

Resultados

Foram apresentados resultados de algumas iniciativas estratégicas para fortalecer o trade turístico municipal.

Entre as entregas foi feita a apresentação do Estudo de Demanda do Centro de Convenções de Paracatu. Elaborado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, o diagnóstico identifica a demanda real do município e o potencial de viabilidade para construir uma infraestrutura que seja atrativa aos eventos de grande porte.

E aconteceu o lançamento oficial da Marca da Associação das Empresas do Turismo de Paracatu (Assetur). Que promoverá a entidade, a criação desta identidade visual (logomarca) que tem o objetivo de chancelar as ações que foram conduzidas no trade turístico com a participação dos estabelecimentos de turismo do município.

O evento marcou ainda a apresentação do Guia Gastronômico de Paracatu, com informações dos restaurantes, bares e algumas quitandeiras da cidade. O material gráfico traz um mapa gastronômico que destaca as características e os perfis dos empreendimentos. Será lançado, ainda, o Portal Viver Paracatu (https://viverparacatu.com.br/), site com dados turísticos, históricos, agenda cultural e oportunidades de negócios na cidade.

Desde 2022, Paracatu segue as diretrizes do Plano Municipal de Turismo, elaborado de maneira articulada entre o Sebrae Minas, a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo -, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e várias lideranças do setor na cidade. O planejamento norteia o desenvolvimento turístico local a fim de transformar Paracatu numa referência de turismo inteligente e sustentável para atrair mais visitantes, gerar experiências memoráveis e colaborar para a qualidade de vida dos moradores.

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados