Piscicultores de Morada Nova de Minas participam de missão técnica no Paraná  

 Piscicultores de Morada Nova de Minas participam de missão técnica no Paraná   

Com apoio do Sebrae Minas, grupo esteve presente no International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2024

Piscicultores e empresários da cadeia produtiva de pescados de Morada Nova de Minas, no Centro-Oeste do estado, participaram, de 23 a 26 de setembro, de uma missão técnica na International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2024, em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa do Sebrae Minas teve o objetivo de apresentar boas práticas, tendências de mercado e formas de melhorar os processos de produção e beneficiamento de tilápias para produtores e cooperativas que atuam no município.

O grupo contou também com a participação de representante da Associação dos Aquicultores e Empresas e Especializadas do Estado de Minas Gerais – Peixe MG. A missão ainda contemplou visitas técnicas à Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), em Cafelândia (PR), um dos maiores frigoríficos de tilápia do Brasil e América do Sul, e à Frimapar Frigorífico de Peixes, em São Miguel do Iguaçu (PR).

Na avaliação do consultor do Sebrae Minas Gustavo Vannucci, a missão possibilitou mostrar todos os elos da cadeia produtiva de tilápia e formas de melhorar os processos. “Esperamos que os produtores levem para as suas bases as referências aprendidas durante a missão e consigam implementar as melhorias necessárias para aperfeiçoar suas produções, diminuindo custos e aumentando o rendimento financeiro do empreendimento”, destacou.

Potencial de produção

O município de Morada Nova de Minas, em especial, os associados à Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco (Coopeixe), que estão recebendo as consultorias do Sebrae, apresentam, segundo o consultor, condições totais de expandir a capacidade produtiva. “Desde que iniciamos o trabalho junto à Coopeixe, no ano passado, conseguimos saltar a produção de peixe de cinco para sete toneladas por dia. A expectativa do projeto é chegar a 10 tons/dia em 2025”, conta.

Considerado o maior município produtor de tilápia do Brasil, Morada Nova de Minas se caracteriza pela criação em tanques-redes do Parque Aquícola do Lago da Usina Hidreelétrica de Três Marias. Estima-se que são produzidas cerca de 80 toneladas de tilápia diariamente.

Para o presidente da Coopeixe, Hilton Caixeta, a oportunidade de conhecer outras regiões produtoras é fundamental para um crescimento produtivo consistente, duradouro e sustentável. “A missão foi bastante proveitosa, com muito aprendizado e conhecimento compartilhado. Agora, com mais capacidade técnica, esperamos implementar todas essas inovações em nosso negócio em Minas”, afirma.

—-

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados