21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão
O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e é o momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais. A data antecede a primavera para anunciar a chegada da estação das flores e trazendo à tona a necessidade de conscientizar a população quanto à preservação do meio ambiente. Infelizmente, em nossa cidade não temos muito que comemorar, e sim um dia para reflexão.
Você entende a importância da árvore para a nossa sociedade e o meio ambiente? Além de ser um símbolo da natureza, auxilia no aumento da umidade do ar, evita erosões, reduz a temperatura e fornece sombra e abrigo aos animais. Vale destacar que, além das espécies arbóreas, há também as plantas frutíferas.
Hoje é dia de comemoração mais muito mais de reflexão: a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
“Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui” trecho da música da Absurdo de Vanessa da Mata
Nesta ocasião é importante para conscientizar as pessoas sobre a relevância das árvores em nossas vidas e no equilíbrio do planeta. Essas maravilhas da natureza desempenham papéis vitais na produção de oxigênio, na purificação do ar, na preservação da biodiversidade e muito mais.
Comentários