Familiares de alunos com deficiência pedem melhorias na educação inclusiva
Em audiência pública na ALMG nesta quinta (19), eles criticaram resolução do Executivo que institui diretrizes para a educação especial.
Uma regulamentação que atenda de forma satisfatória alunos com deficiência nas escolas e uniformize esses procedimentos no Estado foi solicitada, nesta quinta-feira (19/9/24), em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Familiares desses estudantes, sobretudo do município de Itabira (Região Central), participaram da reunião e relataram dificuldades enfrentadas para o suporte nas escolas. Manicure e mãe atípica Alessandra Ventura relatou que foi penoso conseguir um profissional de apoio individualizado para sua filha em uma escola municipal da cidade.
Depois de ficar meses sem esse profissional, ela conseguiu o apoio em apenas um turno, em um primeiro momento, mas a filha estuda em horário integral. Depois de demandar ajuda do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Saúde, sem obter sucesso, recorreu ao Ministério Público (MP) para que sua filha pudesse contar com suporte ao longo de todo o dia.
Comentários