Sebrae promove intercâmbio entre colaboradores do Triângulo e do Noroeste/Alto Paranaíba
Imersão técnica e troca de experiências entre as equipes aconteceu nas cidades de Paracatu e Patrocínio
Apresentar as boas práticas desenvolvidas no território, trocar e vivenciar experiências, e contar histórias transformadoras foram alguns dos objetivos do intercâmbio realizado entre colaboradores do Sebrae Minas do Triângulo e das regiões Noroeste e Alto Paranaíba. Entre os dias 10 e 12 de setembro, um grupo de 20 pessoas, entre analistas e assistentes, que atuam pela instituição no Triângulo, esteve nos municípios de Paracatu e Patrocínio para uma imersão técnica destinada à integração entre as regionais.
O intercâmbio contemplou roteiros estruturados e projetos de estímulo ao turismo, seja rural, cultural, gastronômico ou de base comunitária. Em Patrocínio, o grupo conheceu um trecho da Rota do Café, participando da experiência Tramonto, na fazenda da família Montanari, e vivenciando, in loco, a produção dos cafés especiais da primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil.
Já em Paracatu, a comitiva fez uma imersão cultural no rico patrimônio material e imaterial do município, além de um passeio guiado pela Guiastur (Associação de Guias de Turismo do Noroeste de Minas) no centro histórico da cidade. Os colaboradores estiveram no Quilombo São Domingos, na Casa de Concessa e no Quintal da Ângela, para um mergulho na gastronomia paracatuense.
O gerente do Sebrae Minas na regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves, destaca que a iniciativa é uma oportunidade para gerar conhecimento entre as unidades. “Essa troca entre os territórios é uma prática incentivada pela diretoria para que possamos mostrar nossa atuação, e receber os feedbacks dos colegas, no sentido de melhorarmos sempre a forma como lidamos com questões semelhantes no dia a dia do nosso trabalho”, explica.
Na avaliação do gerente da regional Triângulo, William Brito, a troca de experiências e a oportunidade de entrosamento entre as equipes foi muito produtiva. “Uma das coisas que buscamos é aprender a capturar valor no que fazemos. Independentemente da dimensão de um projeto, o importante é saber apresentá-lo para a sociedade com potência. É isso que a regional Noroeste e Alto Paranaíba faz tão bem e nos ensina”, destaca.
—
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (STARK)
Comentários