Festival de História discute tempos de extremos em sua sétima edição

 Festival de História discute tempos de extremos em sua sétima edição

Evento será em Diamantina, de 18 a 21 de setembro; inscrições já estão abertas

 

 

“Tempos de extremos!” Esse é o tema do 7º Festival de História (fHist), que será realizado em Diamantina a partir do próximo dia 18 de setembro. Em quatro dias de evento, o festival traz em sua programação conferências e mesas de debates, oficinas e minicursos, feira de livros, rodas de conversa e sessões de autógrafos, além de shows, performances e exposições. A programação do fHist é gratuita e aberta para a participação de toda a comunidade que, em função da limitação de capacidade de auditórios e para emissão dos certificados de participação, deve inscrever-se pelo site do evento. Apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 7º Festival de História conta com a parceria da UFVJM para sua realização, que é feita pela Stratégia e Nota Comunicação.

A professora da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM, Vitória Fonseca, ressalta que o Festival de História é uma iniciativa única no Brasil, que promove uma divulgação de pesquisas e reflexões sobre o passado brasileiro envolvendo os mais diversos campos de saber. “Costumo dizer que é uma grande ação de “história pública”, uma área de reflexão que vem crescendo no campo da História acadêmica. Nesse sentido, é uma grande oportunidade a UFVJM estar envolvida nesse projeto tão inovador e que vem sendo realizado desde 2011. Eu me aproximei dos idealizadores do festival por enxergar esse grande potencial que mobiliza. Assim, desde 2019 venho apoiando e participando de sua realização. Neste ano de 2024 estou compondo a equipe de curadoria e, juntamente com a professora Keila Carvalho, estamos coordenando a ação de extensão e fazendo a nossa parte na parceria”, detalha.

Para Vitória, a UFVJM, por meio de pró-reitorias e reitoria, como parceira nesta edição, está sendo de fundamental importância para a realização do evento. “O Festival de História traz para Diamantina nomes renomados e debates contemporâneos que atuam diretamente na formação de uma cultura histórica. Assim, tematiza o passado absolutamente conectado ao presente. E esse é um grande desafio para historiadores e por isso a junção entre universidade, conhecimento acadêmico e o público mais amplo é fundamental para a valorização do conhecimento histórico neste país”, destaca a professora.

Tempos de extremos

De acordo com a organização do fHist, “o festival chega a sua sétima edição com um amplo leque de atividades literárias, educativas e artístico-culturais pautadas pela reflexão sobre o grave momento vivido hoje pela humanidade, marcado, de um lado, pela propagação da cultura do ódio e da intolerância, e pelas guerras e, de outro, pela aceleração das mudanças climáticas, que ameaçam o nosso futuro e que têm como primeiras vítimas as populações pobres e periféricas do planeta”.

Por isso, foi escolhido como tema “Tempos de extremos”. “Enfim, uma era de extremos, cuja superação em bases civilizatórias, democráticas e ecológicas e com justiça social, torna imprescindível o diálogo com o passado, pois, como escreveu o escritor José Saramago, sem conhecer a história, nos arriscamos a retroceder à era dos grunhidos e das cavernas”, detalha a organização do festival.

3º Seminário

Como nas edições de 2021 e 2019, o 7º fHist realizará em Diamantina um evento acadêmico, o 3º Seminário Nacional, voltado para a apresentação de trabalhos sobre o tema “Tempo de extremos”. Serão três sessões durante o festival em que os trabalhos escolhidos serão apresentados: nos dias 18, 19 e 20 de setembro, das 14h às 15h.

Veja aqui a programação completa do 7º Festival de História (fHist).

Saiba todas as informações sobre o 7º fHist no site do evento.

Local do evento: Teatro Municipal Santa Izabel, Diamantina – MG

 

 

Confira as mídias sociais da UFVJM:

Facebook – Perfil Oficial

Instagram

Twitter

 

Divisão de Jornalismo e Imprensa

Coordenadoria de Comunicação Social

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados