A largada foi dada, começou nesta quarta-feira (28) a segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu, o Fliparacatu
Abertura oficial do evento foi realizada na noite desta quarta-feira (28), com corte de fita, seguida de debates no Auditório Afonso Arinos.
A grande largada da segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – começou com grandes nomes da literatura nacional e internacional. O primeiro bate papo aconteceu no auditório do Afonso Arinos com presença de Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Mariana Duarte Leão, promotora de justiça de Paracatu, Presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Daniela Prado, escritores de Paracatu, e todos aqueles que apreciam uma boa prosa.
A programação nacional começou com o simbólico corte da fita, com falas de boas-vindas, além de uma homenagem ao Poeta Homenageado do Festival, Lucas Guimaraens, com exibição de vídeo, da leitura de poemas do autor feita pela atriz Júlia Lemmertz. Logo após, os escritores Jeferson Tenório, Taiane Santi Martins e Edney Silvestre participaram de uma mesa de debate, seguidos por Igiaba Scego, Myriam Scotti e Itamar Vieira Junior, que encerraram a programação do primeiro dia do evento. Toda a programação foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Fliparacatu.
O 2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro, com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. A entrada é gratuita para todas as atividades. O Fliparacatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, da Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.
Acessibilidade, libras e audiodescrição
Todos os públicos são bem-vindos ao Fliparacatu e, por isso, há programações específicas para diferentes faixas etárias, passando por crianças, adolescentes e pelo público adulto. A fim de democratizar a participação de todos, em especial pessoas com deficiência, idosos e gestantes, o evento apresenta diversas formas de acessibilidade, incluindo rampas de acesso, espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros adaptados, intérprete de libras e audiodescrição.
As redes sociais do Festival (@fliparacatu) também são acessíveis, munindo-se de vídeos legendados e publicações com legendas alternativas. Em todos os debates, no início, os autores fazem a sua audiodescrição.
Programação desta quinta-feira 29 de agosto
9h: Café colonial de encerramento do projeto Bordadeiras – O Sertão de Afonso Arinos
10h: A influência de Afonso Arinos na literatura regional e na formação da identidade local, com Tarzan Leão, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo e Daniela Prado
15h: Arinos – o cosmopolita e o sertão, com Isaias Nery, Helen Ulhôa Pimentel e Alexandre de Oliveira Gama
29 de agosto, quinta-feira
8h30: Palavra também é brinquedo, com Tino Freitas (atividade voltada para o público juvenil, a partir dos 12 anos de idade)
9h30: Histórias e brincadeiras poéticas, com Rafael Nolli, Roberto Parmeggiani e Leo Cunha (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade)
14h: Palavra também é brinquedo, com Tino Freitas e Bianca Santana (atividade voltada para o público infantil, até 12 anos de idade)
15h: Tudo o que cabe num livro, com Alessandra Roscoe e Trudruá Dorrico (atividade voltada para os públicos infantil e juvenil)
29 de agosto, quinta-feira
17h: José-Manuel Diogo, Flávia Helena e Pierre Ruprecht
18h: Teresa Cárdenas, Marcia Tiburi e Matheus Leitão
19h: Juliana Monteiro, Ruth Manus e Jamil Chade
20h: Roberto Parmeggiani, Trudruá Dorrico e Tom Farias
21h: Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior e Afonso Borges
Serviço:
2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu Entrada gratuita
Comentários