O poder da cultura na economia
Investimentos via leis de incentivo contribuem para a economia de Paracatu
Sucesso de público no ano passado, o Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu, em sua segunda edição, chega à cidade trazendo o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. O evento, que acontece de 28 de agosto a 1º de setembro com uma programação robusta, diversas atrações e entrada gratuita, promete contribuir com a educação, cultura e a economia de Paracatu. A iniciativa é patrocinada pela Kinross via Lei de Incentivo à Cultura.
O a poio a projetos culturais contribui para o desenvolvimento e preservação da identidade cultural com um impacto significativo na educação e inclusão social. Alguns instrumentos de fomento, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura e a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, permitem que as empresas destinem parte do seu imposto devido para projetos culturais, de educação, esportivos e sociais. Com isso, as empresas podem direcionar os investimentos que vão beneficiar diretamente a população da sua região que, no caso da Kinross, é Paracatu.
Alguns projetos, sobretudo da área da cultura, contribuem para a geração de emprego e renda de trabalhadores diretamente envolvidos nos eventos, sejam eles de música, artes cênicas ou de literatura, como o Fliparacatu. E vão além, com impacto importante para a economia local, movimentando o comércio, a gastronomia, a hotelaria, o turismo e outros serviços.
A primeira edição do Fliparacatu, realizada em agosto do ano passado, reuniu cerca de 24 mil pessoas que prestigiaram as 96 atrações do festival. Só para a preparação da estrutura do evento, foram contratados serviços como montagem de palco e estandes, limpeza, segurança, sonorização, transporte e muito mais. Durante o evento, a cidade ficou repleta de turistas que foram à Paracatu especialmente para o evento. Os hotéis e pousadas ficaram lotados. O mesmo aconteceu com os bares e restaurantes da cidade, que tiveram que se desdobrar para atender a alta procura dos moradores e visitantes, jornalistas, escritores e outras personalidades presentes. E a expectativa para este ano são ainda melhores.
“Investir em projetos é sobretudo investir na valorização da identidade de um povo, na educação e na formação do indivíduo. Mas vai além disso. É investir em projetos que empregam pessoas, geram renda e impulsionam a economia local”, afirma Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e de Reponsabilidade Social da Kinross. “Temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do município e com o bem-estar dos seus moradores. A realização de projetos via leis de incentivo é muito importante neste sentido e colabora para tornar realidade este nosso objetivo”, conclui Ana Cunha.
Anualmente, parte dos tributos da mineradora são direcionados, por meio das leis de incentivo, para impulsionar iniciativas que beneficiem a população de Paracatu, ainda que a Kinross seja livre para destinar esses recursos a qualquer localidade do Brasil.
Os projetos desenvolvidos, além de beneficiarem diretamente a população, contribuem para promover o protagonismo e a autonomia das instituições locais, que podem captar os recursos para a implementação de seus projetos. “Quando começamos a utilizar as leis de incentivo, havia, em Paracatu, apenas uma instituição juridicamente constituída e apta para captar os recursos para desenvolver os seus projetos”, relembra Ana Cunha. Por meio de um programa desenvolvido pela Kinross ao longo do tempo, diversas organizações sociais locais receberam assessoria para se estabelecerem formalmente e foram capacitadas para elaborarem seus projetos e buscarem os investimentos. “Apoiamos dezenas de organizações locais a estabelecerem sua legalidade e a se capacitarem para a implementação de projetos, bem como para a captação dos recursos essenciais. Essa iniciativa não apenas beneficia diretamente a população de Paracatu, mas também promove a sustentabilidade dessas instituições”, diz Ana Cunha. Tanto em 2023 quanto em 2024, nove entidades de Paracatu receberam recursos da Kinross por meio das leis de incentivo de esporte e de cultura, além dos dois fundos municipais voltados para a criança e adolescente e a pessoa idosa.
Investimentos em 2024
Quase duas dezenas de projetos fazem parte da programação da cidade em 2024, viabilizados pela Kinross via leis de incentivo fiscal. No total, estão garantidos R$ 12,8 milhões para as iniciativas em Paracatu. Além de ações de cultura, serão beneficiados projetos de impacto direto na educação, esporte, protagonismo jovem, turismo, geração de renda. Os recursos também foram destinados a ações voltadas para a garantia de direitos da infância e da pessoa idosa. Confira abaixo a lista de iniciativas de Paracatu em 2024.
Comentários