Governo de Minas divulga primeiro mascote dos Jogos Escolares de Minas Gerais

 Governo de Minas divulga primeiro mascote dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Golden Retriever venceu concurso de votação popular para selecionar símbolo dos valores da competição

 

O primeiro mascote dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), escolhido por votação popular, foi revelado. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), o concurso teve a participação expressiva de estudantes e da comunidade escolar de todo o estado. O mascote selecionado simboliza união e determinação, valores centrais promovidos pela competição.

O desenho vencedor é um Golden Retriever, criado pela estudante Júlia Dias Machado, da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba, no  Alto Paranaíba, e foi inspirado na sua própria cachorra, Akira.

Nesta segunda-feira (24/6), a escola organizou uma celebração no pátio para anunciar a vitória de Júlia e seu desenho, com a presença de sua família e da cachorra Akira.

“Minha cachorra é dócil e companheira, mas também determinada quando necessário. Quis transmitir esses valores de amizade e resiliência no desenho, refletindo o espírito dos Jogos Escolares de Minas Gerais”, explicou Júlia, uma jovem atleta de voleibol do 1º ano do ensino médio, explicou sua inspiração.

A diretora da E.E. Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, Luciana de Fátima, elogiou a escolha pela estética e pelo simbolismo.  “Escolhemos não só pela beleza e qualidade do desenho, mas também pelo motivo e características que representam bem os jogos”, afirmou.

O nome oficial do mascote será escolhido pelos estudantes durante a etapa estadual do Jemg, programada para agosto.

Desenhos finalistas

A SEE/MG disponibilizou descrições feitas pelos próprios estudantes autores dos desenhos no formulário de votação, proporcionando uma visão sobre as características e inspirações por trás de cada mascote.

O concurso contou com cinco desenhos finalistas, escolhidos através de votação popular, entre os dias 29/5 e 19/6. O desenho que ficou em segundo lugar foi o Lobo-Guará, da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Itajubá.

A Capivara, da SRE de Divinópolis, e o João-de-Barro, da SRE de Pouso Alegre, ficaram empatados no terceiro e quarto lugares, seguidos pela Siriema, da SRE de Nova Era, em quinto lugar.

A diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE/MG, Danielle Chaves, enfatizou o envolvimento dos alunos no concurso, reconhecendo o empenho de todos que se inscreveram.

“A participação de cada estudante é essencial, pois é por meio dela que conseguimos estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o amor pelo esporte. Parabenizamos a Júlia pela vitória e a todos os participantes por contribuírem para o crescimento e o brilho dos Jogos Escolares de Minas Gerais”, destacou Danielle Chaves.

Sobre o Jemg

O Jemg é uma iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a SEE/MG, que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas, de 12 a 17 anos. Voleibol, futsal, basquete, handebol e xadrez são alguns dos esportes praticados nos jogos.

A execução técnica da competição é de responsabilidade da Feemg.


Crédito da foto:
 SEE/MG / Divulgação

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