30º ANIVERSÁRIO DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL OLÍMPIO MICHAEL GONZAGA
O Arquivo Público de Paracatu surgiu da necessidade de preservar a rica história e memória do município. Para este fim, uma comissão foi criada na época para realizar os estudos que resultaram na aprovação do projeto em 24 de junho de 1994. Na gestão do Prefeito Manoel Borges de Oliveira e da Diretora da Fundação Municipal Casa de Cultura, Maria das Graças Caetano Jales, o Decreto-Lei nº 2.230/95 oficializou a criação do arquivo.
Em homenagem a um ilustre cidadão, a instituição recebeu o nome de Olímpio Michael Gonzaga, conforme a Lei nº 2.156/1997. O arquivo está subordinado à Fundação Municipal Casa de Cultura.
De 1994 a 2007, o Arquivo Público funcionou no histórico Sobradinho do Santana. Em 2007, buscando melhores condições para a guarda e preservação do acervo, a instituição foi transferida para sua sede atual na Rua Temístocles Rocha, nº 249, no núcleo histórico de Paracatu.
O Arquivo de Paracatu possui um acervo documental extenso e valioso, com aproximadamente 270 metros lineares, composto por obras raras, como manuscritos do século XVIII, processos da comarca local, acervo audiovisual, iconográfico, jornais, revistas e uma biblioteca de apoio.
Comemorações do 30ª Aniversário do Arquivo
As comemorações do 30º Aniversário do Arquivo começaram durante a 8ª Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional, cujo tema central foi “Arquivos Acessíveis”. Entre os dias 3 e 9 de junho, foram realizadas visitas guiadas com a comunidade escolar e lançado um vídeo de apresentação do arquivo, produzido pela Agência Click Filmes através do Projeto Conexão Cultural.
A programação continua até o final de junho, incluindo a participação de outras escolas convidadas para visitas guiadas, proporcionando uma imersão na história local e a oportunidade de conhecer figuras importantes que moldaram o município, além de desvendar as raízes que sustentam sua identidade.
Para o público em geral, o convite está aberto para conhecer o arquivo, explorar seu vasto acervo e conectar-se com o passado, presente e futuro de Paracatu.
Texto: Arquivista Andreia dos Santos
foto em destaque Guilherme Santana
Arquivo Público de Paracatu
Comentários