O AgroParacatu começa com discursos de consagração ao agronegócio
Thales Almeida Pereira Fernandes Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento representando o governador de Minas
Consolidada como o principal evento do Noroeste de Minas Gerais em apenas 4 anos para comercialização e lançamentos de produtos de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas, a Feira do Agronegócio Agro Paracatu 2024 foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (5), no Pavilhão do Agronegócio do Parque de Exposições Emiliano Pereira Botelho, parceiro da Irriganor na realização do evento, a Prefeitura de Paracatu está presente no evento com um estande próprio, um dos ambientes que compõem a estrutura montada para os participantes da Feira.
A cerimônia oficial contou com a presença do Prefeito, Igor Santos, Secretário Estadual de Agricultura, Thales Almeida, a Presidente da Irriganor, Rowena Petrol, Deputada Estadual, Marli Ribeiro, gerente do Sebrae Minas na Regional, Marcos Geraldo Alves, presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, Presidente da Coopervap, Waldir Rodrigues, Presidente do Sindicato Rural, Pitter Freisleben, Presidente da Cemil, Vasco Praça, representantes do Legislativo, as vereadoras Vera Lemos e Tenente Cristina, representante da Kinross Kairo Cunha, Gerente Sênior de Serviços Técnicos e Planejamento da Lavra, Secretário Municipal de Governo, Leonardo Pereira e o Secretário Municipal de Agricultura, Caio Quirino.
A Feira vai até o dia 8 de junho aberta ao público!
Realização e apoiadores
A 4ª edição da AgroParacatu, realizada entre os dias 5 a 8 de junho de 2024 conta com vários cursos, mesas-redondas, estandes de empresas do agro, palestras, participação de estudantes, e muito mais.
A AgroParacatu é uma realização da Irriganor – Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais, que conta com a correalização da Prefeitura Municipal de Paracatu e do SEBRAE-MG, e tem o patrocínio master da Kinross Paracatu, patrocínio da Coopervap, o apoio institucional da deputada estadual Marli Ribeiro e do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu.
Momenstos de homenagens:
AgroParacatu e a Agricultura Familiar
Na área central da feira, o estande da Agricultura Familiar & Artesanato dá um tom leve e colorido ao evento e traz histórias de vida que emocionam.
Além de produtos para degustar na hora, Joelma Gomes, uma paraense das terras Carajás de Parauapebas, trouxe as Delícias do Pará, nome que dá ao seu box na feira no centro da cidade, oriundos da produção familiar, como a cachaça de jambu, seis variedades de farinha, café, polpas de frutas típicas, tapiocas e doces. Há seis anos em Paracatu, Joelma e o marido vieram acompanhando o filho Lucas, que recebeu uma bolsa do Prouni e hoje já está advogando. “ No começo foi muito difícil e quase desistimos de ficar longe de casa, mas hoje agradecemos termos feito esse caminho e é aqui que queremos ficar´´, diz ela com seu largo sorriso.
Artesanato – As paracatuenses Manuela Drebes e sua mãe Zenaide, do Florearte Ateliê, dividem espaço com delicadas peças em crochês, cabaças, cerâmicas e plantas, como as suculentas em miniaturas, produzidos por elas.
Manuela conta que desde os cinco anos de idade faz crochê e hoje aos 40 se orgulha de dizer que há um ano vive da arte que faz. E tem mesmo do que se orgulhar. Em 2022, ganhou prêmio no primeiro concurso de presépios da Casa Paracatu.
Outros expositores também dividem esses espaços, agora é conferir, aproveitar e ouvir muitas outras histórias, como as da cidade que o público vai poder conhecer no estande da Casa Paracatu, logo ao lado.
Fotos:
Comentários