Minas poderá receber novas ligações de energia do Luz para Todos
Informação é do governo federal e da Cemig, em audiência pública na ALMG marcada por críticas à empresa por negar atendimentos pelo Programa Luz para Todos.
Comunidades quilombolas, ribeirinhas e outras que vivem em áreas isoladas de Minas Gerais poderão receber ligações de energia elétrica no âmbito do Programa Luz para Todos, mesmo o Estado tendo atingido as metas de universalização. Foi o que informaram representantes dos governos federal e estadual que participaram de audiência pública da Comissão de Participação Popular, na tarde desta segunda-feira (27/5/24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião, requerida pelo deputado Ricardo Campos (PT), teve o propósito de debater o relançamento do Luz para Todos, lançado no início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, interrompido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e retomado em 2023, no retorno de Lula ao poder.
Tanto parlamentares quanto representantes das comunidades preteridas pela chegada da luz elétrica denunciaram descaso da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com novos pedidos de ligação de energia, sob o argumento de que foi atingida a meta de universalização. Em algumas localidades, a energia até chega, mas de maneira precária e não é suficiente para atender a demanda de serviços e equipamentos.
—
Assessoria de Imprensa da ALMG
Comentários