Prefeitura realiza evento para divulgar informações sobre a prevenção da violência contra crianças e adolescentes

 Prefeitura realiza evento para divulgar informações sobre a prevenção da violência contra crianças e adolescentes

Ação busca conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência sexual que podem afetar crianças e adolescentes, além de estimular a denúncia

 

A Campanha Maio Laranja é uma ação nacional que acontece durante todo o mês, com foco na data de 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.

A data foi instituída oficialmente no Brasil através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.

Durante todo o mês de maio, organizações sociais e órgãos públicos realizam uma série de atividades de conscientização e mobilização pelo fim da violência sexual infantil.

Conscientização

 

Com o objetivo de dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil, a ação em Paracatu, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação, nesta manhã de 17 de maio, dia que antecede a data, aconteceu no Centro Administrativo distribuição do lacinho laranja, material impresso, debate com especialistas da área, educação e profissionais da saúde, com o propósito de conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência sexual que podem afetar crianças e adolescentes, além de estimular a denúncia de casos e promover a proteção dos direitos desses jovens.

Estatuto

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8069/90 diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, prioritariamente, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. O ECA também protege da negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Durante todo o mês, a campanha Maio Laranja visa sensibilizar a sociedade sobre os números da violência contra as crianças e adolescentes.

O evento contou com a participação:

Secretária Municipal de Cidadania e Habitação, senhora Ana Maria de Andrade Silva, Presidente do Conselho Tutelar, senhora Ana Paula Ferreira Albernaz, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, senhora Kênia do Carmo, o Promotor Justiça, senhor  Davi Reis Pirajá, Secretário Municipal de Educação, senhor Thiago de Deus,  representando o legislativo o vereador Beto Codorna e contou também com a participação da Escola Estadual Olindina Loureiro.

Debate

Momento da discussão sobre a realidade do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em nossa cidade Paracatu, a Assistente Social e coordenadora do CREAS, Senhora Thalita Araújo Ribeiro.

ONU

Segundo a Organização Mundial da Saúde (PMS), dos 204 milhões de crianças com menos de 18 anos, 9,6% sofrem exploração sexual, 22,9% são vítimas de abuso físico e 29,1% têm danos emocionais. Os dados mostram que, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil – no entanto, esse número pode ser ainda maior, já que apenas 7 em cada 100 casos são denunciados. O estudo ainda esclarece que 75% das vítimas são meninas e, em sua maioria, negras.

Canais de denúncia    

Para denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, não é preciso se identificar. Os canais de denúncia são o Direitos Humanos pelo Disque 100; Conselho Tutelar (38) 3671-6268

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados