‘Cultura & Mineração’ enaltece influências da mineração na história e na cultura brasileiras
Evento organizado pelo IBRAM teve o patrocínio da AngloGold Ashanti e do Instituto Cultural Vale, além do apoio do Museu da Inconfidência e do Instituto Estada Real.
A importância econômica e a influência da mineração deixaram legados ao longo dos anos que podem ser percebidos em diversas manifestações culturais, na arquitetura barroca das igrejas e casarões, na música e nas festas populares, que refletem a riqueza e a diversidade cultural.
Em reconhecimento à relação entre a atividade mineral, a história e a cultura no Brasil, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou, nesta quarta-feira, em Brasília (DF), o evento “Cultura & Mineração – Sarau Conexões Barrocas”.
Esta iniciativa cultural foi marcada por uma programação diversa, com apresentações, recital e uma cozinha-show sobre a história da culinária mineira (leia mais adiante).
Segundo Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, a mineração está relacionada ao desenvolvimento da cultura brasileira. O barroco mineiro, exemplificou, “é a primeira manifestação da nossa expressão cultural, que funda a identidade de nós, brasileiros, e está relacionada ao ciclo do ouro”, que também motivou os movimentos separatistas a partir de Minas Gerais, com a Inconfidência Mineira. “Tudo isso tem a ver com a mineração e hoje, neste evento, fazemos um resgate de nossa história”, disse.
Programação enaltece a cultura brasileira
A programação do Sarau foi iniciada com uma palestra do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos. Ele explorou o envolvimento da mineração com a história e a cultura em Minas Gerais.
Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência, ofereceu uma visão única sobre o papel do museu na preservação dessa história rica e multifacetada.
O Sarau também foi marcado por uma performance artística envolvente do Projeto Memórias e Afetos do Barroco Mineiro, que capturou as emoções e os sentimentos por trás do estilo barroco na arte mineira.
Além disso, a gastronomia teve destaque, com uma apresentação especial de Milsane Sebastião, cozinheira e pesquisadora de ingredientes históricos, revelando as conexões entre comida e história.
O evento Mineração & Cultura recebeu dezenas de convidados, entre os quais: o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis; a deputada federal Laura Carneiro; o deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA); o deputado federal José Rocha (União); o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE); o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg; a ex-senadora e ex-ministra Kátia Abreu; o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Mauro Souza; o ministro Luis Adams; a secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal; o representante da diretoria do Instituto Brasileiro de Museus, Joel Santana; o CEO da Lundin Mining e vice-presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Edney Drummond; o CEO da Kinross, Gilberto Azevedo.
Comentários