Clima, geopolítica e economia interna tornam cenário desafiador para o agronegócio
Redução de preços de commodities também são sinais de alerta, ressalta José Benevides, sócio especializado em agro da boutique de investimentos Araújo Fontes, que falará sobre o tema na Jornada Adicer
Minas Gerais, abril de 2024 – Após ser o carro chefe do crescimento da economia nacional no , o agronegócio deve enfrentar cenário desafiador em 2024. Dentre os sinais de alerta, que devem se intensificar a partir do 2º semestre, está o risco de um clima mais desafiador na próxima safra devido ao fenômeno El Niño, aliadas às condições geopolíticas internacionais e à conjuntura nacional. Essa é uma das análises que o engenheiro agrônomo José Benevides Romano, especialista em agronegócio e sócio da boutique de investimentos Araújo Fontes, levará ao painel de debates da Jornada Adicer 360, evento promovido pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado e que acontece entre os dias 11 e 12 de abril em Patos de Minas, Minas Gerais. A participação acontece às 13h30 no segundo dia de evento, durante o debate sobre Crédito, que também contará com a participação de Marcelo Araújo, sócio fundador da boutique.
“São sinais que não podem ser negligenciados no planejamento do produtor rural. Projeções do IBGE apontam para uma safra menor e o Inmet indica a possibilidade de influência El Niño na produção, com clima mais árido. Lá fora, conflitos na Rússia e Israel seguem mexendo com o mercado europeu em termos de flutuações cambiais e as taxas de juros. E tudo isso impacta internamente, inclusive nos preços de commodities e insumos”, detalha.
A Araújo Fontes também levará ao evento uma série de soluções focadas em mercado de crédito para auxiliar o produtor rural a encarar esses desafios, como captação e reestruturação de recursos e gestão de investimentos. “Por muito tempo, o agro contou apenas com opções de crédito estatais ou dos grandes bancos. Hoje, esse leque está bem maior, incluindo serviços personalizados ao porte, área de atuação e momento do negócio”, completa.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site
Araújo Fontes – Fundada em 1990, é uma das principais boutiques de investimento independentes no Brasil com foco no middle market e atuação nacional. Sediada em Belo Horizonte, possui atuação em Ribeirão Preto, São Paulo, Patos de Minas e Goiânia. Entre as especialidades da casa, estão: M&A (fusões e aquisições, desinvestimentos, joint ventures, reestruturação societária, sucessões e spin-offs), dívida (captação de recursos, mercado de capitais, alongamento e reestruturação de dívidas, assessoria financeira e gestão de riscos), imobiliário (intermediação, soluções financeiras, desenvolvimento), gestão de investimentos (gestora de recursos independente de Minas Gerais, dedicada a investimentos em crédito privado e renda variável no mercado de wealth e asset management), câmbio (remessas e pagamentos internacionais; importação e exportação; operações financeiras; moedas estrangeiras).
Erica Celestini
Comentários