Hemominas treina profissionais para novos postos de coleta de Paracatu e São Sebastião do Paraíso
Implantação dos Paces vai ampliar acesso à doação de sangue e contribuir para manutenção de estoques em níveis seguros para atendimento à população
A instalação de um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do Hemoninas em municípios tem o objetivo de favorecer o acesso de doadores de sangue em locais que ainda não dispõem de unidades da fundação.
Assim, a chegada de um Pace contribui para manter em níveis seguros os estoques de sangue da Rede Hemominas, para atendimento às necessidades hemoterápicas da população.
Os municípios de Paracatu, no Noroeste do estado, e São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas, receberão Paces ainda no primeiro semestre deste ano, e a Hemominas já começou o treinamento introdutório para os profissionais que vão atuar nestes postos.
Agenda
O Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) sediou treinamento ministrado pela Assessoria de Enfermagem, Assessoria de Captação e Cadastro, Gerência de Controle de Qualidade e Gerência de Laboratórios da Fundação Hemominas (FH).
Trinta e três profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e técnicos de patologia participaram da capacitação.
O treinamento contou com temas como história da fundação, trâmites que envolvem a criação de um Pace, competências específicas de cada uma das partes envolvidas, principais legislações relativas à doação de sangue, processos de trabalho dos diferentes setores e como as atividades estão interligadas.
Durante o período de 30 dias esses profissionais passarão por mais treinamentos teóricos e práticos nas unidades da Hemominas Paracatu – Hemonúcleo de Patos de Minas e São Sebastiao do Paraíso – Hemonúcleo de Passos.
A capacitação permitirá aos profissionais desenvolverem habilidades específicas e necessárias ao atendimento seguro ao doador de sangue, nos padrões de qualidade Hemominas.
Segurança
A enfermeira responsável pela Assessoria de Enfermagem da FH, Jaciane Vargas, destaca que o treinamento introdutório é fundamental para fornecer aos profissionais uma base sólida de conhecimento sobre hematologia e hemoterapia, a fim de que possam compreender a estrutura da Hemominas, as normas vigentes, processos de trabalho, produtos ou serviços.
“Além de conhecer a cultura organizacional, promovendo a integração, o engajamento e a motivação desses profissionais, fazendo com que eles compreendam suas responsabilidades no atendimento ao doador e na coleta da bolsa de sangue”, considera.
Por sua vez, a gerente de Controle de Qualidade da FH, Gabriela Coelho de Rezende, ressaltou que o controle de qualidade começa na aquisição de insumos e equipamentos, passa pela validação dos processos críticos, produção e transporte de hemocomponentes, congelamento do plasma, até a realização de testes laboratoriais para garantia da qualidade dos hemocomponentes.
“É uma atividade contínua e obrigatória que visa à qualidade dos produtos e à segurança do paciente, perpassando também a capacitação do pessoal para executar os processos de forma padronizada e qualificada”, diz.
Para o assessor de Captação e Cadastro da FH, Nivaldo Jr., as parcerias viabilizadas com os novos Pace´s reforçam a capilaridade da Hemominas ao aproximar a instituição dos doadores, facilitando o acesso aos locais de doação e, assim, contribuindo para que os estoques de sangue da rede se mantenham em níveis seguros.
Benefícios
De acordo com a superintendente do Serviço de Saúde de Paracatu, enfermeira Adriana Vilela, a instalação do Pace é uma importante conquista e fundamental para atender não só às demandas locais, mas também às de várias cidades de áreas de influência.
Outro a destacar a importância da iniciativa é o médico Daniel Tales, referência técnica do Pace de São Sebastião do Paraíso. “Vários grupos têm de se deslocar até Passos para doar sangue, processo dificultado pela distância (50 quilômetros) e por impedimentos devido ao trabalho. O Pace, com certeza, vai atrair muitos doadores e contribuir para equilibrar os estoques da Hemominas”.
Frutos de parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura / Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes, os Paces têm uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas ou quatro vezes por mês.
Crédito das imagens: Adair Gomez / Divulgação
Comentários