E A IGREJINHA VAI RESSUSCITAR
Help (Presidente da AACP)
Não, ela não deu o seu último suspiro. Pelo contrário, ela respirou fundo e está se preparando para uma nova fase de vida.
Depois de uma longa história de existência, entre tempos de glória e tempos de degradação, restauros, incêndio e tempos de quase ruinas, a Igrejinha do Pouso Alegre, enfim, foi agraciada com uma verba generosa conseguida através de um Projeto contemplado na plataforma Semente.
Motivo de celebrar com a maior alegria a história de proteção e manutenção que a Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu, bravamente, empreendeu por 26 anos, aproximadamente.
O autor do Projeto principal foi o engenheiro Maquesuel Francisco da Silva que, na época, integrava o corpo técnico do COMPHAP, o Conselho municipal que participa da salvaguarda do patrimônio histórico de Paracatu.
Os Projetos complementares foram elaborados pela equipe da empresa Projetar, de Belo Horizonte.
É aí que se torna imprescindível mencionar um nome fundamental na defesa do patrimônio de nossa cidade, a Promotora Dra. Mariana Duarte Leão. Desde que por aqui chegou se preocupou em conhecer e defender todas as questões relacionadas à preservação do patrimônio material e imaterial. Ela tem total entendimento da importância das pessoas e suas histórias de vida, bem como das edificações históricas para a valorização e fortalecimento da identidade de um lugar.
E foi ela mesma quem se incumbiu de dar a boa nova, “a verba de 1.700,000,00 (hum milhão e setecentos mil reais), já caiu na conta!”
Não podemos deixar de mencionar também o nome de Graça Jales, uma mulher que sempre esteve envolvida com a cultura local e que idealizou e agregou pessoas, para criar a AACP. Sempre se manteve firme e determinada na defesa da principal causa da Associação, a preservação daquela edificação. Liderou algumas ações voluntárias para levantar recursos que possibilitassem restauros emergenciais da Igrejinha do Pouso Alegre.
Que se iniciem as obras! Nós da AACP acompanharemos de perto.
Comentários