IBGE conclui participação na Caravana Federativa no Ceará com lançamento de cursos e mais de 180 atendimentos

 IBGE conclui participação na Caravana Federativa no Ceará com lançamento de cursos e mais de 180 atendimentos

Nos dias 7 e 8 de dezembro foi realizada a sexta edição da Caravana Federativa, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A iniciativa do Governo Federal tem percorrido cada uma das Unidades da Federação com o objetivo de oferecer serviços dos diversos órgãos públicos aos gestores municipais e estaduais. Como nas Caravanas anteriores, o IBGE esteve expondo seus produtos e serviços em um estande, tendo realizado mais de 180 atendimentos nos dois dias de evento. Mas a grande novidade desta edição foi o lançamento de dois cursos inéditos e gratuitos: Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE e Programa Censo Demográfico para a Gestão Pública.

Lançamento de cursos para gestores movimenta Caravana do Ceará

Nesta quinta-feira, 7, o IBGE anunciou o lançamento de dois cursos inéditos e gratuitos voltados aos gestores públicos, aproveitando a ocasião da Caravana Federativa no Ceará para divulgação e realização de inscrições.

O primeiro é o curso Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE, que tem carga horária de 8 horas e está sendo ofertado pela plataforma de EAD da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE (ENCE/IBGE). “Este curso, além preparar os gestores e a população pra utilizar o SIDRA [Sistema IBGE de Recuperação Automática], que é um sistema que acessa a grande base de dados com todas as pesquisas do IBGE, também vai ensinar as pessoas a utilizarem os principais canais do IBGE como Educa, o Cidades, o Portal de Mapas e o próprio Panorama do Censo”, explica Leandro Albertini, Coordenador de Serviços Online do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do IBGE.

“Nós já estamos com mais de 70 inscrições”, comemorou Emerson Matosino, Gerente de Comercialização do IBGE. “O acesso é bastante fácil e rápido, porque é diretamente na Loja Virtual. E lá você pode também conhecer os demais produtos e publicações do IBGE, disponíveis para download gratuito”, complementou.

Já o Programa Censo Demográfico para a Gestão Pública é, na verdade, um conjunto de cursos ENCE para formação de gestores públicos que tem por base o Censo Demográfico de 2022. “Todas as informações produzidas pelo IBGE são públicas, e estão disponíveis para baixar no site, mas isso muitas vezes não é de conhecimento do público em geral. A ideia desse programa é proporcionar uma formação para gestores e técnicos, para que saibam buscar os dados do IBGE. Com isso, eles poderão formular as políticas públicas com um ferramental e embasamento maior”, explicou Ana Carolina Bertho, pesquisadora da ENCE.

Rafael Cardoso, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pindoretama-CE, foi um dos visitantes do estande do IBGE que se interessou pelo curso Políticas públicas na era digital e prontamente fez sua inscrição. “O curso que vocês estão oferecendo é interessante para que a gente consiga extrair o máximo da ferramenta do IBGE e levar esses dados do município para a nossa gestão. Dessa forma, poderemos buscar políticas públicas para chegar da melhor forma na população”, explicou.

Rafael Cardoso, Secretário no município de Pindoretama-CE, foi um dos visitantes a fazer sua inscrição no curso do IBGEA Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece), ao ser informada sobre a novidade promovida pelo IBGE, manifestou interesse se tornar parceira na divulgação dos cursos entre os gestores municipais. “O IBGE oferta cursos totalmente gratuitos que muitos não têm conhecimento. Então, a gente vai firmar uma parceria para essa divulgação, pois a Aprece trabalha no sentido de levar conhecimento aos municípios”, garantiu Cleuda Soares, Secretária da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece.

A Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece) se ofereceu para ser parceira na divulgação do curso Políticas públicas na era digital entre os gestores municipais – Foto: Débora Costa, SDI CearáMais de 180 atendimentos no estande do IBGE

Ao longo da Caravana no Ceará, mais de 180 atendimentos foram realizados no estande do IBGE, sendo 130 no primeiro dia e 50 no segundo. Diversas autoridades passaram pelo local, entre prefeitos, vereadores, secretários e representantes de instituições públicas. Uma visita importante foi a do Secretário Especial de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais do Governo Federal, André Ceciliano, que reconheceu a importância do Instituto para as demais instituições públicas: “O IBGE tem um papel fundamental, porque conhece o Brasil mais do que qualquer outro órgão, seja de governos ou não. O IBGE empresta a sua credibilidade e traz o seu conhecimento para a Caravana.”

Na condução do trabalho, estava a equipe da Superintendência Estadual do Ceará (SES/CE), com técnicos tanto da capital Fortaleza como do interior do Estado, engajados em anunciar as ações do Instituto e em esclarecer possíveis dúvidas dos visitantes. Também esteve presente o Coordenador do CDDI, Daniel Castro, e outros servidores da sede no Rio de Janeiro, que viajaram especialmente para participar desta edição cearense da Caravana.

Ao longo dos dois dias de Caravana no Ceará, mais de 180 atendimentos foram realizados no estande do IBGE. – Foto: Débora Costa, SDI CearáUm totem interativo instalado no estande atraiu o público e facilitou a apresentação das pesquisas do IBGE. Entre os canais de informação divulgados estavam o portal institucional, a plataforma Cidades@, o projeto IBGEeduca e o site Panorama do Censo 2022. Os servidores também orientaram os visitantes sobre o acesso à carta de serviços do IBGE disponíveis na página Gov.br. Por meio da base de dados do Sistema IBGE de Recuperação de Dados (SIDRA), foram apresentados tanto os resultados já divulgados do Censo Demográfico 2022 como também as informações das demais pesquisas do Instituto. Também foram distribuídos vários kits com material institucional, incluindo informativos, folders, bloco de anotações e mapa calendário.

O totem interativo foi uma novidade que facilitou a apresentação das pesquisas e atraiu muitos visitantes. – Foto: Débora Costa, SDI CearáFrancisco Lopes, Superintendente da SES/CE, comemorou os resultados obtidos: “Essa Caravana Federativa do Ceará foi de pleno sucesso. O estande do IBGE foi visitado por inúmeras pessoas, parceiros que atuam conosco, que são prefeitos, secretários municipais, gestores de órgãos públicos e membros dos ministérios.”

Mais sobre a Caravana Federativa

“Tenho certeza absoluta de que o resultado da Caravana vai ser essa parceria ainda mais forte”, declarou o Ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha, em solenidade realizada no primeiro dia de Caravana, que reuniu, entre diversas autoridades, o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, a Senadora Augusta Brito, os Secretários do Governo Federal André Ceciliano e Izolda Cela, e o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.

O primeiro dia de evento encerrou com uma solenidade que reuniu diversas autoridades estaduais e federais. – Foto: Débora Costa, SDI CearáCaravana Federativa é um projeto da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) do Governo Federal que tem por propósito estabelecer um maior engajamento institucional entre as esferas federal, estadual e municipal. Por meio desta iniciativa, espera-se aprimorar a comunicação entre os entes federados, bem como promover uma maior cooperação em ações conjuntas.

Além do IBGE, diversos ministérios, autarquias e outras instituições públicas participaram da edição da Caravana Federativa no Ceará. Palestras, oficinas e atendimento técnico fizeram parte da programação, que tem como tema “União e reconstrução por uma nova relação federativa”.

O Ceará é o sexto destino da Caravana, que desde agosto deste ano já percorreu os Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Maranhão. Para 2024, são previstas novas edições do evento nas demais Unidades da Federação.

 

 

 

Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet – www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE – http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados