Entrega do Troféu Aureliano Lopes dentro das ações da Semana de Promoção da Igualdade Racial de Paracatu
COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Prefeitura Municipal de Paracatu através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e apoio da Câmara Municipal com produção da Fundação Conscienciarte, realizou-se na noite de ontem 21 de novembro a entrega do Troféu Aureliano Lopes.
Objetivo
A Semana Municipal de Promoção da Igualdade Racial evento tem por objetivo promover a igualdade étnica e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas, baseada no Estatuto da Igualdade Racial, Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010.
História
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial COMPIR foi instituído através da Lei Municipal Nº 3.390 de 17 de maio de 2021. Órgão colegiado, permanente e autônomo de caráter consultivo e deliberativo, fiscalizador e articulador as políticas de promoção da igualdade racial e o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial vinculado administrativamente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Presenças:
Presidente do COMPIR Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Senhora Rosilene Bispo de Jesus, Prefeito Municipal de Paracatu, Senhor Igor Santos, Presidente da Câmara Municipal, Senhora Vereadora Claudirene Rodrigues; Promotora de Justiça, Senhora Mariana Leão e representando o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, a diretora de Municipal de Cultura Senhorita Camila Ferreira da Cruz
Homenageados
Senhor Cláudio José de Oliveira
Senhor Floriano de Castro
Senhor Darley Ferreira Gomes
Senhor Ednilson Pereira Barbosa
Senhor Adailton Silva
Senhor Adelson Caetano Barbosa
Senhora Rute Aliduina Lopes de Oliveira
Senhora Marcelina Silva Couto
Senhora Carmelita Vaz da Costa
Senhora Jéssica Vitália Soares Gomes
Apresentação
O Hino Nacional e o Hino a Paracatu foi que foi cantado pela cantora e quilombola da família dos Amaros, Juliane de Cássia acompanhada do músico Jhonatan Silva.
O Troféu
O Troféu Aureliano Lopes, foi instituído em 2021 uma homenagem ao ilustre morador do Quilombo do São Domingos sendo a pessoa mais velha da localidade.
O Senhor Aureliano, quilombola do São Domingos onde morou durante a sua infância, e também casou com a Senhora Luíza e constituiu sua família.
O Senhor Aureliano sempre fez questão de enfatizar a união que existia no povoado, onde o poder aquisitivo era pouco, mas os vizinhos cuidavam uns dos outros, até mesmo trocando comida e ajudando nas plantações.
“O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzidas”. Silvio Almeida – escritor
Comentários