IFTM completa 15 anos de existência em dezembro deste ano
A instituição foi criada por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta atualmente por 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica, a Universidade Federal Tecnológica do Paraná e o Colégio Pedro II
Criada em 29 de dezembro de 2008, por meio da Lei 11.982, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira é composta atualmente por 41 instituições públicas voltadas à chamada Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sendo 38 Institutos Federais (IFs), 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFPR) e o Colégio Pedro II. São mais de 660 campi, distribuídos entre as 27 unidades federadas do país. Ao todo, a Rede Federal conta com quase 80 mil servidores e um milhão e quatrocentos mil estudantes. O ano de 2023 é mais um marco para a Rede Federal. Seus Institutos Federais completam 15 anos de existência em dezembro, mantendo-se firmes na condução e execução de uma educação pública, gratuita e de qualidade, mesmo diante de diversos fatores recorrentes, especialmente desde o ano de 2016, como contingenciamentos, cortes e insuficiência de orçamento; falta de servidores e de infraestrutura; dentre outros. Reconhecida pela qualidade do ensino ofertado, pela diversidade de cursos e por sua relevante atuação junto à população e às empresas locais, a Rede Federal constitui-se assim em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da EPT no país, atuando no sentido de potencializar o que cada região oferece de melhor em termos de trabalho, cultura e lazer. Além de sua capilaridade, um dos diferenciais das instituições que a compõem é a oferta de 50% das vagas a estudantes oriundos integralmente do ensino médio público, sejam esses matriculados em cursos regulares ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda, metade delas é voltada para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, ou seja, por pessoa. Em ambos os casos, também são levados em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas na Unidade Federada, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica cabe a implantação de programas de Educação de Jovens e Adultos, conforme previsto no Decreto nº 5.840/2006, de criação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A oferta nessa modalidade pelos Institutos Federais deve alcançar pelo menos 10% do total das vagas de ingresso da instituição. Diante das informações acima, pode-se perceber a importância de tais instituições para o desenvolvimento do país, em seus mais diversos aspectos: econômicos, sociais, políticos, culturais, ambientais, educacionais, humanos. Entre os princípios e concepções dos Institutos Federais, segundo o documento com este nome elaborado em 2010 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), órgão ao qual a Rede Federal é vinculada, “o foco dos Institutos Federais será a justiça social, a equidade, a competitividade econômica e a geração de novas tecnologias”. O IFTM O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é uma das instituições que compõem a Rede Federal e, portanto, também está completando 15 anos este ano. Hoje, este Instituto é formado por nove campi, sendo dois avançados, e três polos presenciais, distribuídos entre sete cidades localizadas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de uma reitoria, localizada em Uberaba. Os campi são: Avançado Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Uberaba e Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia e Uberlândia Centro. Já os polos presenciais são Coromandel, Ibiá e João Pinheiro. O IFTM conta atualmente com aproximadamente mil, cento e dois servidores e doze mil estudantes. Prima por uma educação pública, gratuita e de qualidade, especialmente para as populações que mais necessitam, desenvolvendo diversos projetos, programas e ações nas suas áreas fins: Ensino, Pesquisa e Extensão. Ensino Em relação ao Ensino, o IFTM oferece, em seus campi e polos de apoio, cursos nas modalidades presencial e a distância (EaD). A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida na forma articulada ao ensino médio (integrada ou concomitante). No Ensino Superior, o IFTM oferece cursos de graduação (tecnologia, licenciaturas e bacharelados) e pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Por meio do Centro de Idiomas (CENID), são ofertados cursos de língua estrangeira, como inglês, espanhol, francês e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Dentre algumas atividades desenvolvidas na área do Ensino no IFTM, destacam-se Programa de Monitoria: atividade acadêmica exercida por estudantes regularmente matriculados e diretamente supervisionados por professores orientadores, visando contribuir para a qualidade do ensino nos cursos do IFTM e promover a cooperação entre docentes e discentes. São consideradas atividades de monitoria: I. auxílio aos estudantes na resolução de exercícios, trabalhos e atividades práticas; II. auxílio ao professor orientador na produção de informações e recursos didáticos diversificados, para mediar o processo ensino-aprendizagem; Programa de Acesso, Permanência e Êxito: acompanhamento dos índices de conclusão, permanência, retenção e evasão da instituição; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): concede bolsas a estudantes de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), como o IFTM Campus Uberaba e o IFTM Campus Uberlândia Centro, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Pesquisa No campo da Pesquisa, o IFTM conta com 3 programas: Programa de Apoio à Iniciação à Pesquisa Científica e Tecnológica, Programa de Incentivo à Inovação e Programa de Apoio à Pós-Graduação. O Programa de Apoio à Iniciação à Pesquisa Científica e Tecnológica tem por finalidade despertar o interesse e incentivar vocações para as atividades de pesquisa científica e tecnológica entre os acadêmicos regularmente matriculados no IFTM por meio de incentivo à criação de Grupos de Pesquisa, cursos de formação, geração de produtos e/ou processos inovadores. O Programa de Incentivo à Inovação tem como objetivos difundir a cultura e incentivar a busca pela inovação; prospectar as tecnologias desenvolvidas no IFTM; divulgar a produção intelectual relacionada às atividades de inovação; assessorar os professores, pesquisadores e alunos em todos os aspectos relacionados com produção e gestão da inovação; qualificar os profissionais do IFTM para redação de projetos relacionados à inovação, melhorando as suas condições de concorrência em editais; fomentar e fortalecer parcerias e buscar financiamento junto a órgãos governamentais, empresas e sociedade, para a difusão de novas tecnologias. Já o Programa de Apoio à Pós-graduação objetiva planejar e coordenar as políticas de pesquisa e pós-graduação, acompanhando e avaliando a elaboração e implementação de projetos de cursos de pós-graduação nos âmbitos interno e externo do IFTM, de forma a incentivar a docência e a capacitação acadêmica; formar e capacitar profissionais qualificados para exercer a prática profissional avançada e transformadora, dentre outras. Extensão O pilar Extensão do IFTM conta com uma gama diversificada de atuação, como acompanhamento de egressos; realização de cursos, minicursos e eventos; incentivo ao Empreendedorismo, divulgação de vagas de estágio e emprego; promoção de projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos e de visitas técnicas; incentivo e desenvolvimento de empresas juniores na instituição. Ainda, tem-se o Programa de Assistência Estudantil, que consiste em conceder auxílio estudantil e assistência estudantil com vistas à promoção do desenvolvimento humano, apoio à formação acadêmica e garantia da permanência dos estudantes dos cursos regulares presenciais do IFTM, favoráveis ao êxito no percurso formativo e à inserção sócio profissional. O Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM tem como finalidade conceder apoio financeiro institucional para a execução de projetos de extensão, de maneira a motivar a participação de estudantes do Instituto no desenvolvimento de atividades de extensão e transferir conhecimento científico e tecnológico à comunidade em que se encontra inserida a instituição. 15 anos do IFTM: celebração e comemoração Deborah Santesso Bonnas, reitora do IFTM, relata a alegria e o privilégio de fazer parte da instituição e de estar à frente da gestão nesse momento histórico dos Institutos Federais. “Entrei na Rede Federal em 1998 e em 1999 passei a atuar na antiga Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, uma das instituintes do IFTM. Pude acompanhar essa história desde seu início e presenciar a imensa contribuição dos Institutos para a educação do País. Uma proposta educacional inovadora, comprometida com o desenvolvimento regional, pautada na indissociabilidade do Ensino-Pesquisa-Extensão e principalmente inclusiva e democrática. Pude acompanhar o impacto de nossos campi em cada município onde estamos e a transformação das vidas dos nossos estudantes. Acredito que os IFs sejam um projeto, senão o de maior sucesso na área da educação em nosso país, e como gestora pude ver que somos um modelo internacional”. Para celebrar e comemorar esse momento histórico, como destaca Bonnas, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está realizando a campanha nacional 15 anos dos Institutos Federais: Conectando Conquistas, Transformando Futuros. Dentre as ações da campanha, estão a disponibilização de diversas informações acerca da Rede Federal, inclusive em números, e também depoimentos de estudantes, egressos, servidores, familiares e quaisquer outras pessoas que têm ou já tiveram alguma história com os IFs. Por meio do quadro Os Institutos Federais fazem parte da sua vida? é possível deixar registrado partes de histórias de vida de gente de todos os cantos do país. O IFTM também está promovendo atividades para marcar seus 15 anos. Com o objetivo de trazer a comunidade acadêmica para participar dessas comemorações, o IFTM pelas lentes de sua câmera propõe a publicação de um livro virtual com fotos feitas por servidores e estudantes da instituição que retratem o Instituto, deixando isso como registro e memória. Serão selecionadas fotografias que contam a história do IFTM para publicação em obra coletiva produzida pela Editora IFTM. As fotografias submetidas serão avaliadas pelo conselho editorial, constituído pelos professores de artes da instituição, sob a coordenação dos organizadores da obra: Márcia Maria Sousa, professora de Artes do IFTM Campus Uberlândia; Hélio Aparecido Lima Silva, professor de Artes do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico; Ana Clara Santos Costa, diretora de Comunicação Social e Eventos do IFTM; e Danilo Silva de Almeida, publicitário do Instituto. Interessados em enviar fotografias têm até o dia 21 de novembro. Mais informações no edital da seleção. Além disso, os campi do IFTM também farão ações em celebração aos 15 anos do IFTM. A programação será divulgada em breve por meio de e-mails, redes sociais e ainda pela página das unidades e da reitoria. *Com informações de http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/
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