Nexa atinge expectativa de tempo de deslocamento no simulado de emergência em Morro Agudo

 Nexa atinge expectativa de tempo de deslocamento no simulado de emergência em Morro Agudo

Exercício de prevenção realizou testes de efetividade das sirenes e procedimentos de evacuação

 

 

Com o objetivo de promover a cultura de prevenção, orientar e treinar a comunidade e os colaboradores da companhia, a Nexa realizou, em parceria com a Defesa Civil de Paracatu, e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) de suas barragens, na comunidade de Morro Agudo, em Paracatu, na região noroeste de Minas Gerais. Durante o exercício, a companhia atingiu o tempo necessário para evacuação das pessoas até o ponto de encontro e contou com o feedback direto da comunidade sobre a realização do exercício. 

Vale ressaltar que as barragens da Nexa estão seguras e a ação faz parte da do Plano de Ação Emergencial de Barragens (PAEB) em comprimento à legislação vigente. 

 “O simulado em Morro Agudo foi um sucesso. Conseguimos reforçar a cultura de prevenção com todos os envolvidos e passar mensagem de que a ação é uma atividade necessária e de viés educativo”, destaca diz Benane Xavier, Gerente de Meio Ambiente da unidade da Nexa Vazante.

 No exercício, foram testados os sistemas de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga até os pontos de encontro.  Além do desempenho das equipes de emergência e da comunidade envolvida em uma situação hipotética de emergência.  

Para Wilian Amorim superintendente de segurança pública, responsável pela defesa Civil Municipal, a realização do simulado é de extrema importância para comunidade. “O simulado visa direcionar o cidadão e garantir sua segurança. Estamos presentes no exercício para que todos os órgãos de segurança pública possam estar em condições e saber como agir para proteger a comunidade”, comenta.

 Já o Tenente Coronel Paiva, comandante 45º Batalhão da Polícia Militar, destaca que o exercício é importante para todos os envolvidos. “A participação da Polícia Militar aumenta a expertise sobre como agir em caso de emergência, além de contribuir na mitigação de crises. Queremos preservar a vida das pessoas e nada melhor do que a convergência entre os entes privados e públicos para levar mais segurança a comunidade”, ressalta.

 “O simulado de emergência é importante para que a comunidade e os próprios colaboradores Nexa saibam como agir em caso de emergência. No simulado, podemos acertar, errar e agir para melhorar para que todos estejam prontos no caso de uma emergência”, comenta Wilian Amorim, superintendente de segurança pública, responsável pela defesa Civil Municipal.

 Por fim, o Sargento Edislei Ribeiro, da Defesa Civil de Minas Gerais (Regional Noroeste), destaca que é importante a participação mais efetiva da comunidade. “Além de participar do evento de hoje, tivemos a oportunidade de acompanhar o seminário orientativo que envolveu todos os públicos relacionados ao simulado”, finaliza.

 A realização do simulado de emergência contou com a participação da Prefeitura de Paracatu, Defesa Civil de Paracatu e Corpo de Bombeiros.  

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados