illycaffè lança Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, primeiro café de agricultura regenerativa do país
Preparação e certificação para entregar produto com as melhores práticas sustentáveis contou com apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Educampo/Expocacer
Comprometida em minimizar os efeitos das mudanças climáticas em toda a cadeia de fornecimento, começando pelo cultivo do café, a illycaffè promove o modelo sustentável de agricultura regenerativa, que permite regenerar naturalmente o solo e reduzir as emissões de carbono na natureza. Este tipo de cultivo também contribui para a melhoria da saúde do ecossistema graças ao aumento da biodiversidade das espécies utilizadas para cobertura e dinâmica do solo. Na região do Cerrado Mineiro, onde a empresa italiana trabalha lado a lado com produtores locais há mais de 30 anos, o café que compõe o Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro foi lançado nesta semana no mercado, com aplicação das melhores práticas regenerativas certificadas pela regenagri®.
A especialidade do illy Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, assim como de todos os Arabica Selection, está em sua origem geográfica. A Região do Cerrado Mineiro é reconhecida mundialmente pelo café diferenciado, com identidade e alta qualidade, resultante da combinação perfeita entre seu microclima, solo, relevo e altitude, além é claro do vasto conhecimento dos produtores da região. O café possui notas de caramelo e frutas secas, e está disponível em latas de 250g nas versões grão e moído.
“O Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro é o resultado da relação que construímos ao longo dos anos com os produtores de café e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Partilhamos a urgência de encontrar uma solução para os efeitos das alterações climáticas”, comenta Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Conscientes de que este desafio só pode ser superado com a união de forças, identificamos as melhores técnicas de adaptação, mitigação e regeneração de ecossistemas, produzindo o primero café 100% Arabica proveniente de agricultura regenerativa certificada, com o certificado regenagri®.”
A redução da exploração dos recursos naturais, a regeneração do solo, a preservação da biodiversidade e da produtividade futura da terra são alguns dos resultados obtidos com a aplicação de práticas agronômicas regenerativas selecionadas pela illycaffè. Um modelo que muda o foco da planta para o solo, propondo as melhores soluções naturais para nutrir, fortalecer e torná-lo fértil e resistente às ameaças externas.
“A parceria com a illycaffè representa um marco significativo na nossa missão de internacionalizar a marca e consolidar a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro. Os produtores de café da nossa região, presentes por 55 municípios, são extremamente gratos pelo reconhecimento e pela longa parceria com a illycaffè, e de levarmos agora um produto Illy com a Marca da Região garantindo a Denominação de Origem para dezenas de países no mundo”, enfatiza Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
Atuação do Sebrae Minas
Todo o trabalho dos produtores para entregar o café com as melhores práticas regenerativas, contou com o apoio do Sebrae Minas, por meio do Educampo, uma plataforma que oferece assistência gerencial e tecnológica intensiva, para grupos de produtores da região.
A busca pela Certificação em Agricultura Regenerativa teve início em 2022, com a participação de doze fazendas atendidas pelo Educampo/Expocacer, em uma parceria entre o Sebrae, Expocacer e Região do Cerrado Mineiro. Todas as propriedades conseguiram pontuação máxima para a certificação, comprovando que houve um aumento de substâncias orgânicas no solo, além de melhoria da biodiversidade, reequilíbrio das funções naturais do ecossistema, sequestro de CO2 atmosférico e melhora dos ciclos de água, carbono e nutrientes.
Para o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, a conquista do Cerrado Mineiro reforça mais uma vez o pioneirismo da região, como referência nacional e mundial na produção de cafés especiais. “É um motivo de muito orgulho do Sebrae em ser reconhecido como parte dessa conquista, que vem sendo construída nos últimos anos, com muito trabalho, preparação, qualificação dos produtos, nos processos de certificação e inovação que foram inseridas dentro do conceito natural da região e que culmina nessa atuação da agricultura regenerativa e que na verdade já vinha sendo trabalhada dentro da sustentabilidade há algum tempo”, destaca.
Comentários