Empreendedoras de BH e Monte Carmelo vencem etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Ganhadoras foram conhecidas em evento na noite desta quarta-feira (27/9), na sede do Sebrae Minas
Duas empresárias da capital mineira e uma de Monte Carmelo venceram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023. O anúncio das campeãs foi feito na noite desta quarta-feira (27/09), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Agora, as mineiras vão disputar a etapa regional da premiação e, se passarem de fase, concorrem à etapa nacional, prevista para novembro, em Brasília.
Criada em 2004, a premiação reconhece empresárias com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, por meio de seus negócios, geram impacto social e econômico no território em que estão inseridas. Nesta edição, as vencedoras receberam troféu, certificado e presente personalizado. As nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.
A empreendedora Bárbara Brier Leite Pereira, da Oficina Amiga da Mulher, venceu na categoria “Pequenos Negócios”. A empresa, com sede em Belo Horizonte, trabalha com capacitações para mulheres que atuam nos segmentos de autopeças, autoescola, oficinas mecânicas, táxis e transportes por aplicativos.
Já a empreendedora Daniela Ferreira da Costa Cruz, proprietária da Confeitaria Abarca, venceu na categoria “Microempreendedora Individual”. O negócio é direcionado para a produção de bolos, doces e outros produtos para festas de bebês e crianças.
A cafeicultora de Monte Carmelo Juliana Rezende Mello foi a ganhadora na categoria “Produtora Rural”. Desde 2015 ela administra a Fazenda Santa Bárbara e está à frente da Aliança Internacional das Mulheres do Café (em inglês, IWCA), na região do Cerrado Mineiro.
“O prêmio reconhece as realizações das mulheres no mundo dos negócios, com destaque para seus esforços no crescimento das empresas e na geração de empregos. O objetivo é impulsionar o empreendedorismo feminino para valorizar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres na gestão dos empreendimentos, além de destacar seu papel transformador na sociedade e suas virtudes empreendedoras”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Entre os critérios considerados na avaliação dos jurados do prêmio estão: atendimento ao cliente; finanças; inovação; estratégias de marketing e vendas; e gestão do negócio. Também foram avaliados os relatos das histórias das empreendedoras, considerando desafios em sua trajetória para empreender, sua participação ativa nos negócios, perseverança e superação, preocupação com a preservação ambiental, lições aprendidas, além da contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras da sua comunidade, entre outros pontos. O vídeo e a postura da candidata também foram considerados.
Sobre o prêmio
Nesta edição, 352 empreendedoras tiveram suas inscrições válidas no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Desde 2004, a iniciativa já contou com a participação de mais de 80 mil mulheres que compartilharam suas histórias de sucesso representando empreendedoras de todo o Brasil. A competição tem um histórico de grandes aprendizados e trocas de conhecimento entre as empresárias.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Etapa estadual
Categoria: Pequenos Negócios
1º lugar: Bárbara Brier Leite Pereira (Belo Horizonte)
2º lugar: Roberta Ormenzinda Calaça Andrade (Arcos)
3º lugar: Thalita Mara dos Santos (Uberlândia)
–Categoria: Microempreendedora Individual
1º lugar: Daniela Ferreira da Costa Cruz (Belo Horizonte)
2º lugar: Tainara Rosa da Silva (Itaúna)
3º lugar: Isabella Cristiane de Souza pereira (Belo Horizonte)
–Categoria: Produtora Rural
1º lugar: Juliana Rezende Melo (Monte Carmelo)
2º lugar: Júlia Viana de Souza Santamaria (Cabo Verde)
3º lugar: Érica Alvarenga Motta Soriano
–Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Comentários