Outubro Rosa 2023 – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do Brasil e do mundo. Quando a doença é identificada no início e o tratamento acontece em tempo oportuno, as chances de cura chegam a 95%.
Chegou o Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1990. Na época, vários estados daquele país aproveitavam o mês de outubro para fazer ações isoladas em relação à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama.
Os primórdios desse movimento são do ano de 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura na cidade de Nova York. Na ocasião, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes um laço cor-de-rosa. A partir de então, o evento passou a acontecer anualmente.
Com uma ação envolvendo a iluminação de monumentos que o Outubro Rosa desembarcou no Brasil em 2002. Na ocasião, um grupo de mulheres, em conjunto com uma marca de cosméticos europeia, adornou com luzes cor-de-rosa o Obelisco do Ibirapuera, situado na cidade de São Paulo.
Este mês de outubro um mês importante para se falar sobre o câncer de mama, Embora pareça difícil, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar as chances de enfrentamento da doença. E é nesse sentido que surgem as campanhas de Outubro Rosa em todo o mundo, ligadas à conscientização e ao autoconhecimento.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Aqui em nosso país, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Mamografia pode ajudar a descobrir o câncer
Desde 2015, a recomendação no Brasil é que a mamografia seja oferecida a mulheres entre 50 e 69 anos, em intervalos de dois anos. Essa também é a recomendação adotada em muitos países que após implantarem o rastreamento do câncer de mama, tiveram uma diminuição no número de mortes ocasionadas pela doença.
Entre os benefícios da mamografia de rastreamento, está a possibilidade de encontrar o câncer em estágios iniciais, possibilitando um tratamento menos agressivo, bem como uma menor chance de óbito devido à doença, graças ao tratamento oportuno.
Comentários