CULTURAR divulga resultado da seleção para Encontro de Arte e Cultura de Paracatu que acontece de 5 a 8 de outubro

Evento promovido pela Academia de Letras do Noroeste de Minas contempla teatro, dança, circo, folclore, música e oficinas com diferentes temáticas

SURUBIM E OS POCOMÃ
AEDOS E VIOLEIROS

 A Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), realizadora do CULTURAR – Encontro de Arte e Cultura de Paracatu divulgou, nesta sexta-feira (1º/9), o resultado preliminar das propostas selecionadas para compor a primeira edição do evento. Foram classificadas doze propostas de apresentações artísticas e quatro oficinas de curta duração. Agendada para o período de 5 a 8 de outubro, a iniciativa da ALNM é viabilizada por meio da Lei Rouanet e conta com o patrocínio da Kinross Paracatu e da Vale do Paracatu Bioenergia – VPA. O resultado definitivo será publlicado dia 10 de setembro.

 Dividido em três categorias que contemplam teatro, dança, circo, folclore, música e oficinas com diferentes temáticas, o CULTURAR recebeu 113 inscrições. Das 16 propostas selecionadas, cinco são de Paracatu, sendo que foram escolhidas 3 propostas de teatro, 2 de dança, 1 folclore, 4 de música e 4 de oficina. Há ainda artistas individuais e grupos artísticos dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília, além de outras cidades de Minas Gerais. Confira abaixo os nomes dos contemplados.

 O evento será realizado na sede da própria Academia de Letras e em outros espaços do Centro Histórico do município. Além das apresentações artísticas e oficinas, a programação terá uma exposição de livros de autores locais e uma exposição fotográfica sobre Afonso Arinos, com painéis inspirados na vida do autor e suas obras. A exposição ficará aberta durante 30 dias para visitação pública e receberá estudantes da rede pública de ensino, em dez visitas guiadas.

 Selecionadores

Em virtude da quantidade e a diversidade das propostas inscritas, a curadoria decidiu por formar três Comissões de Seleção distintas, uma para cada categoria, reunindo profissionais ligados à ALNM e convidados. A Comissão de seleção da Categoria 1 (teatro, dança, circo e folclore) foi composta por Helen Ulhoa, doutora em história pela UnB e coordenadora e produtora em projetos culturais em Paracatu; Eduardo Moreira, ator e fundador do Grupo Galpão (BH), diretor teatral e dramaturgo; e Katia Lou, atriz, dramaturga e diretora do Grupontapé (Uberlândia-MG).

 Para a escolha da Categoria 2 (música), a Comissão de Seleção foi formada por Daniela de Faria Prado, presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-Minas e professora do Instituto Federal do Triangulo Mineiro; Luiz Salgado, cantador, violeiro e compositor, com 27 anos de carreira; e Tarzan Leão, escritor, especialista em teologia bíblica e sistemática pelo Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper e pastor presbiteriano.

 E por fim, a seleção da Categoria 3 (oficinas) foi formada por Ana Carolina Campos de Carvalho, mestre em Literatura de Expressão Inglesa e professora da rede particular de ensino em Paracatu; Maria do Socorro de Melo Martins, conhecida como Help, professora acadêmica da área de História da arte e Cultura brasileira, presidente da Associação Amigos da Cultura e Vice-Presidente do COMPHAP; e Daniela de Faria Prado.

A partir do resultado final, foi ofertado prazo de dois dias para apresentação de recursos, tempo esse já esgotado. No dia 10 de setembro, a ALNM irá publicar o resultado definitivo. Caso haja algum problema durante a fase de confirmação ou contratação de algum selecionado, os suplentes serão chamados.

O quadro completo da seleção pode ser acessado no linktree da ALNM. Outras informações podem ser obtidas pelo instagram.com/alnm_academiadeletras/ ou pelo telefone (38) 3671-1675.

 CONFIRA AS PROPOSTAS CONTEMPLADAS:

 Categoria 1: Teatro, dança, circo e folclore

ALADDIN – Ballet Corpus – Paracatu/MG

CARETADA DOS AMAROS – Caretada dos Amaros – Paracatu/MG

MALABARINDO – MB Circo – Piracicaba/SP

O NINGUÉM – teatro de máscaras – Cristian Marcelo Beltran Aranda – Caxias do Sul/RS

QUANDO ACORDEI, O CIRCO JÁ TINHA IDO EMBORA – Trupe Trapaceros – Franco da Rocha/SP

SHOW AFRO UAI – Axé Dende Arte e Cultura – Paracatu/MG

TEATRAGEM – Cia. PicNic – Uberlândia/MG

VIDA SECA – Cia Manipuladora de Formas Etc I Tal – Navegantes/SC

 Categoria 2: Música

AEDOS E VIOLEIROS – Instrumental e Vocal – Paracatu/MG

ANTONIO GALBA – Instrumental e Vocal – Guarda Mór/MG – MPB

MARIO GAIOTTO TRIO – Instrumental – Tietê/SP

SURUBIM E OS POCOMà– Instrumental e Vocal – Belo Horizonte/MG

 Categoria 3: Oficinas

Cultura popular:  HISTÓRIA, VERGONHA, IDENTIDADE. CIA MOSCAS VOLANTES! Piracicaba/SP;

 Empreendedorismo cultural: DO PAPEL À EXECUÇÃO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS  Rosiane Aparecida Nogueira Martins – Uberlândia/MG;

 Escrita criativa: ESCREVA UM RASCUNHO  Raik  Paracatu/MG;

 Patrimônio imaterial:  OFICINA DE TEATRO DE MAMULENGO  Mamulengo Sem Fronteiras – Brasília/DF.

SERVIÇO:CULTURAR – Encontro de Arte e Cultura de ParacatuLocal: Sede da ALNM e em outros espaços do centro históricoData: De 5 a 8 de outubro Instagram: instagram.com/alnm_academiadeletras/  E-mail: culturarparacatu@gmail.comTelefone: (38) 3671-1675

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados