Turismo em Minas Gerais tem recuperação significativa
Atividade turística no Estado tem crescimento significativo e está melhor que antes da pandemia
O Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG analisou os dados do IBGE sobre o desempenho da atividade turística, compondo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). As variações referem-se ao desempenho do setor observado em maio. A partir dos dados, avaliamos os últimos 10 percentuais para a volume da atividade.
O indicador de volume da atividade turística mostra que a herança deixada pela pandemia já ficou para trás. Os dados encontrados do setor mostram que a movimentação turística no Brasil já superou o período pré-pandemia e apresenta um crescimento de 6,3% quando comparado o mês de maio de 2023, frente a janeiro de 2020, período que antecedeu a pandemia em todo o país. Já o estado de Minas Gerais registrou um crescimento de 43,6% na mesma comparação, o que demonstra um impacto significativo para a atividade turística no Brasil. Para a Turismóloga da Fecomércio MG Milena Soares a busca por turismo de experiência já é uma tendência mundial. “Minas Gerais oferece diversas opções que vão de encontro ao interesse do turista que busca vivenciar novos destinos”, explica. A previsão é de que a atividade turística em Minas Gerais continue se desenvolvendo, tendo em vista o investimento no setor divulgado pelo Governo de Minas, com a injeção de cerca de 1 bilhão de Reais em recursos para impulsionar o turismo no estado por meio dos programas Minas Criativa e Mais Turista.
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo – WTTC aponta que na próxima década, cerca de 30% dos empregos gerados no mundo deverão estar relacionados com o turismo, o que justifica a potencialidade do setor, pois vai requerer quase 1 em cada 10 empregos gerados para atuação e atendimento das atividades relacionadas ao turismo. Este movimento é um reflexo da demanda reprimida gerada pela pandemia, “a aceleração das novas tecnologias nos últimos anos, também facilitou o acesso das pessoas às consultas e ao planejamento de seus roteiros de viagens”, explica Milena.
Fonte: PMS | Elaboração: Núcleo de Estudos Econômicos –Fecomércio MG
O indicador de volume de atividade turística no acumulado em 12 meses (junho de 2022 a maio 2023 / junho de 2021 a maio 2022) manteve um avanço crescente tanto no Brasil quanto no estado de Minas Gerais. Foi percebido pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG que a variação é menos intensa que o observado no mesmo período dos últimos meses, esse fator se deve em função do indicador considerar período que a base de dados ainda era fraca em função da queda da atividade no trimestre móvel de junho a agosto de 2021, devido ao período da pandemia da Covid-19. “Nossa análise sugere que nos próximos meses, ao passo que a base considerada fraca, vá ficando para trás e o indicador na abertura do acumulado de 12 meses trará um reflexo mais realista do desempenho da atividade para o mercado, explica Gilson Machado, economista da Fecomércio MG.
No Brasil o indicador apresentou um avanço de 14,5%, já o estado mineiro o crescimento foi mais intenso, com desempenho de 27,9%. Minas apresentou um crescimento mais enérgico para abertura acumulado 12 meses em 13,4 pontos percentuais. É importante destacar que com o efeito da pandemia o indicador nas duas esferas amargou um período de desempenho negativo por exatos 17 meses, chegando a desacelerar mais de 40% no início de 2021. Contudo, o indicador deixou essa tendência baixista no último quadrimestre de 2021 e acumula desempenho positivo tanto para o Brasil quanto para o estado de Minas Gerais a exatos 21 meses.
Fonte: PMS | Elaboração: Núcleo de Estudos Econômicos – Fecomércio MG
No acumulado do ano (janeiro a maio de 2023 / janeiro a maio de 2022) a atividade turística apresentou um desempenho de 8,4% para o Brasil e de 19,7% para o estado de Minas Gerais, demonstrando que o estado vem crescendo mais intensamente que o indicador nacional, nesse caso o desempenho em pontos percentuais foi superior no estado mineiro em 11,3 p.p. Cabe destacar que o indicador tanto no âmbito nacional quanto estadual vem apontando um desempenho positivo a 2 anos, o que sugere que a atividade turística vem se recuperando da difícil fase que viveu no período em que a população ficou contida em suas residências.
Fonte: PMS | Elaboração: Núcleo de Estudos Econômicos –Fecomércio MG
O indicador do volume de atividade turística no âmbito nacional na variação anual (maio 2023 / maio 2022) registrou um crescimento de 8,6%, é possível observar que o indicador para o Brasil nessa abertura veio mais intenso que os últimos 2 meses, março e abril, quando o indicador apontou avanço de 6,2% e 1,4%, consecutivamente. “Ao reportar os dados de Minas Gerais, temos um acréscimo no indicador de 17,0%, o que demonstra um crescimento mais significativo quando comparado ao do Brasil. Podemos destacar que nessa abertura o indicador de ambas as esferas vem apresentando desempenho positivo a mais de 24 meses”, enfatiza Gilson Machado, economista da Fecomércio MG.
Fonte: PMS | Elaboração: Núcleo de Estudos Econômicos –Fecomércio MG
Ao observar a contribuição dos 11 estado e do Distrito Federal para o indicador Brasil, é possível contatar que o estado de Minas Gerais é o que tem maior peso no indicador com 9%, o que supõe a sua contribuição para o desempenho nacional, uma vez que foi o estado com crescimento mais expressivo em 3 das 4 aberturas registadas no indicador. O Estado mineiro só não foi mais representativo na variação mensal, no qual o estado do Espírito registrou maior avanço com 11,8%, seguido de Pernambuco com 5,2% e da Bahia com 5,1%.
Olhar Econômico, por Gilson Machado, Economista da Fecomercio MG
Após um período marcado pelo isolamento social devido à pandemia de COVID-19, o turismo em Minas Gerais tem se mostrado em ascensão, impulsionado por diversos fatores que indicam uma melhoria significativa no volume de atividades turísticas no estado.
Uma mudança notável no padrão de demanda turística tem sido observada, com os viajantes concentrando-se cada vez mais em atividades ao ar livre. Destinos que oferecem contato com a natureza têm sido os mais buscados, destacando-se entre eles as montanhas, cachoeiras, fazendas, trilhas e escaladas. A possibilidade de desfrutar da natureza e respirar ar puro tornou-se um atrativo irresistível para muitos turistas em busca de aventura e bem-estar.
Além disso, a culinária local mineira tem sido um fator determinante na escolha dos destinos turísticos. Os sabores autênticos e tradicionais da culinária de Minas Gerais encantam os visitantes, que agora veem a gastronomia local como uma parte essencial da experiência turística, contribuindo para o desenvolvimento do setor em toda a região.
Um ponto importante a ser mencionado é a retomada do turismo religioso, especialmente durante a Semana Santa. Com a reabertura de igrejas e templos, muitos fiéis têm buscado vivenciar suas crenças e participar de celebrações religiosas em lugares significativos, o que tem contribuído para o aumento das atividades turísticas nesse período.
Outra ocasião que tem ganhado destaque é o Carnaval mineiro, com Belo Horizonte sendo um dos principais destaques. A cidade tem atraído turistas de diversas partes do país que desejam participar dessa festa icônica, conhecida por sua energia contagiante e rica cultura popular.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de aproximadamente 750 mil empresas mineiras. Juntos com Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a entidade integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), atuando junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
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