Concluída etapa de concretagem de ponte sobre rio Paracatu, no Noroeste de Minas

Estrutura está 93% finalizada e escoará produção da maior área irrigada do Brasil

  

Mais uma importante etapa da construção da ponte sobre o Rio Paracatu, na LMG-680, Noroeste de Minas, foi concluída, na segunda-feira (5/7).

Durante todo o dia equipes responsáveis pelas obras trabalharam na finalização da concretagem da laje do tabuleiro central da estrutura, onde foram empregados 4492 toneladas de concreto, transportados em 561 viagens de caminhões.  Com a conclusão dessa fase, o avanço físico da obra já atinge percentual de 93% executado. Agora, a equipe de construção se concentra nos serviços de encabeçando da ponte, que faz a ligação da estrutura com a rodovia LMG-680. A conclusão de todos os trabalhos e liberação do tráfego no local está prevista para o próximo mês. Enquanto isso, a travessia sobre o rio continua a ser realizada por desvio que aumenta em 20 quilômetros o trajeto. “Essa obra é de fundamental importância porque está incluída em uma área de grande volume de produção de grãos e estes produtos precisam ser transportados com agilidade e segurança. Investir em infraestrutura é proporcionar desenvolvimento, geração de emprego e renda”, avalia o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.

Histórico Iniciada em junho de 2022, a ponte de 195 metros está localizada no KM 20 da rodovia LMG-680 e fará a ligação entre os municípios de Paracatu e Brasilândia de Minas. A LMG-680, além da ligação entre as cidades, é responsável pelo escoamento da produção sucroalcooleira da maior área irrigada do Brasil e uma das maiores áreas da América Latina. Paracatu, hoje, possui área irrigada de aproximadamente 73 mil alqueires de terra, onde estão instaladas duas usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar. A obra faz parte do Provias e inclui também a pavimentação de 68 quilômetros da LMG-680.  Ao todo, R$ 45 milhões foram investidos na construção da ponte e nas obras de melhoramentos e pavimentação da rodovia LMG-680. Desse total, R$ 25 milhões são recursos do Estado provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho. Outros R$ 20 milhões são fruto de convênio assinado entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Paracatu e a Associação dos Beneficiários da LMG-680. Provias O Provias é o maior conjunto de intervenções viárias da última década em Minas, cujo objetivo é a recuperação de pelo menos 2,5 mil quilômetros da malha mineira. Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o pacote de obras está requalificando trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias. O programa também traz reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é a de que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras. Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

Crédito das imagens: DER / Divulgação

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados