Concluído o restauro da sede da Academia de Letras do Noroeste de Minas e Coral Stella Maris
Academia de Letras do Noroeste de Minas reaberta ao público nesta terça-feira (11).
Rua do Ávila, nº 84. Guarde bem este endereço. É de um casarão antigo, no Centro Histórico de Paracatu, reduto dos literatos da Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM). A partir de ontem 11 de abril o charmoso casarão doado pela saudosa Zenóbia Loureiro abriu suas portas que estará aberta a todos os mortais, restaurado e mobiliado como uma moradia típica das famílias abastadas do século 19.
A Academia de Letras do Noroeste de Minas foi fundada, em 25 de julho de 1996, com a participação de escritores, intelectuais e pessoas ligadas às artes e à cultura.
O casarão histórico teve fachadas, forros, restaurados sob responsabilidade da empresa Multserviço Eirele-MG, com 6 meses de duração, no valor total de $305,322,33( trezentos e cinco mil, trezentos e vinte e dois reais e trinta e três centavos).
A casa funciona de segunda a sexta feira, na parte da manhã e tarde, contando com acervo de obras dos escritores locais e regionais, disponível para consulta e leitura.
A solenidade de reinauguração da sede da ALNM contou com a presença do Prefeito Igor Santos, Presidente da Academia de Letras do Noroeste Daniela de Faria Prado, Presidente da Câmara dos Vereadores Claudirene Rodrigues, Promotora de Justiça Dra. Mariana Leão, Secretário M. de Cultura e Turismo Igor Diniz e Presidente do Coral Stella Maris, Edina Sueli das Dores, dos Confrades e sociedade civil.
Coral Stella Maris
O coral fica no mesmo casarão, mas separados e teve sua sede toda restaurada.
O Coral Stella Maris faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial de Paracatu, desde junho de 1995, quando foi fundado pela professora e artista Adelina Botelho, mais conhecida como Catita, que com entusiasmo e maestria se dedicou ao coral por 13 anos. Em maio de 1996, foi constituída a Associação Stella Maris, que é uma entidade sem fins lucrativos, sem preceitos religiosos, ou políticos partidários. Gerida por uma diretoria voluntária, tem como presidente a senhora Edina Sueli das Dores e vice presidente, a senhora Zilá Adjuto Carneiro. A responsabilidade técnica musical e a regência estão a cargo do professor Rubens Soares e a coordenação é de Ana Cristina Soares.
Comentários