Hoje se comemora o Dia Mundial da Água – A importância de se proteger as nascentes e veredas
No Dia Mundial da Água, Kinross divulga números atualizados de projeto de proteção de nascentes e veredas
Uma área equivalente a mais de 1.500 campos de futebol. Esta é a dimensão de proteção de nascentes e veredas realizada pela Kinross em conjunto com proprietários rurais da região de Paracatu, Instituto Estadual de Florestas (IEF), ONG Movimento Verde e outros parceiros. O projeto Proteção de Nascentes e Veredas da Bacia do Rio Paracatu, idealizado pela mineradora em 2010, precisou ser interrompido em 2020 e 2021 devido à pandemia, mas voltou a ser realizado no ano passado.
A proteção de nascentes é fundamental para o regular abastecimento dos córregos que desaguam nos rios. No caso do projeto, o objetivo é o rio Paracatu, um dos principais afluentes do Rio São Francisco. Chamado de “rio da integração nacional” e carinhosamente de Velho Chico, liga as regiões sudeste e nordeste do país e passa por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Uma das principais ações da proteção das nascentes é o cercamento das áreas, já que inibe o desmatamento e evita a aproximação do gado, que pisoteia o solo, provocando a sua compactação. Evitando a presença do gado e favorecendo o crescimento vegetal junto às nascentes, há melhoria na infiltração da água da chuva no solo e, com isso, aumenta a recarga nas águas subterrâneas. O resultado é uma maior disponibilidade de água nos períodos mais secos, tanto para consumo humano quanto animal, além de favorecer a atividade agrícola.
“A água é um recurso vital para todos nós e precisamos tomar as medidas e os cuidados necessários para torná-la sempre disponível. Afinal, sem água não há vida”, afirma o gerente sênior de Saúde e Meio Ambiente da Kinross, Alexandre Matos.
Confira os números atuais do projeto até o momento:
– 170 propriedades rurais participantes;
– 237 nascentes protegidas;
– 56 veredas preservadas;
– 144 km lineares de cercas – mais que a distância de Paracatu a Unaí;
– 1.856 hectares de áreas protegidas – equivalente a mais 1.500 campos de futebol.
O projeto Proteção de Nascentes e Veredas da Bacia do Rio Paracatu foi premiado em 2016 no Prêmio Hugo Werneck, promovido pela Revista Ecológico e com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Comentários