Paracatu agora é Fliparacatu
Feira Literária é de grande relevância cultural que contribuem para divulgação de literaturas.
O Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu foi lançado na noite de ontem (17) na sede da Fundação Casa de Cultura. Festival criado pelo empreendedor cultural Afonso Borges, diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, esteve presente e conduziu o cerimonial.
A noite contou com as presenças do escritor e apresentador Zeca Camargo e do escritor, curador do evento, Tom Farias num bate papo importante sobre a literatura e histórias de vida.
Presenças ilustres
Uma noite cultural, com presenças importantes como: Prefeito Igor Santos, o Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, Promotora de Justiça Dra. Mariana Leão, Presidente da Câmara Municipal Claudirene Rodrigues, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, Ana Cunha, Secretário de Cultura e Turismo Igos Diniz, presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas Daniela Prado, e um auditório lotado de pessoas apaixonadas por literatura e arte.
O Festival e o tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”
O festival terá como tema: “Arte, Literatura e Ancestralidade”, trazendo como patrono o jornalista e escritor paracatuense, Afonso Arinos. Dentre os destaques, contará com a exposição inédita “Portinari Negro”, que exibirá 42 telas, sob a curadoria do filho do consagrado pintor, João Cândido Portinari. “A programação visa valorizar a história de Paracatu e garantir visibilidade das riquezas culturais da cidade, além de agregar atividades complementares para despertar novos olhares no público”, explica o presidente e organizador do Festival, Afonso Borges.
A primeira edição da Fliparacatu, já tem data marcada e acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto, no centro histórico, conta com o patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu.
O Fliparacatu é viabilizado com o patrocínio da Empresa Kinross, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, e da Secretaria Municipal de Cultura.
As Feiras e festivais literários são eventos culturais, voltados à leitura e são de grande relevância para a formação pessoal e cultural da população. As feiras literárias também tem o poder de aproximar leitor, escritores e livros, além de ser palco de palestras, sessões de autógrafos, declamações, leituras orientadas e muito mais. É um evento para toda a família.
Os bastidores
Comentários