Lotes sujos, falta de consciência e o descaso, assim não se vence a dengue
No mistério do sem-fim
Equilibra-se um planeta
E, no jardim, um canteiro
No canteiro, uma violeta
E, sobre ela, o dia inteiro
A asa de uma borboleta
Apesar de existirem várias campanhas sobre a importância da limpeza dos terrenos baldios, muitas pessoas desconsideram tais alertas e continuam depositando entulho em lotes vazios, não limpam os lotes e não limpam a frente das residências. Pelo fato de prejudicarem a saúde pública e propagarem doenças, proliferarem pragas e causarem outros problemas, os proprietários dos lotes devem ficar sempre atentos a eles.
Os lotes com entulhos e detritos podem ser enquadrados até mesmo como crime ambiental: além de o dono do local correr o risco de ser multado. E você? Tem um terreno vazio? Para evitar problemas com a vizinhança, prefeitura e processos na justiça, entenda a importância de manter o seu lote sempre limpo!
Lotes não são lixeiras
Pessoas que não querem seu lixo em sua residência depositam o lixo em lotes desocupados, trazendo vários problemas como: entupimentos de bueiros, enchentes devido às chuvas fortes. Precisamos evitar que isso ocorra com o seu lote, procure uma solução viável e esteja ciente sobre a coleta seletiva de lixo e o recolhimento de entulhos.
A dengue e a proliferação de pragas e insetos
Em lotes vagos, abandonados e sujos, há grandes riscos de haver proliferação de pragas, como ratos, escorpiões, cobras, entre outros animais. Esses lotes também podem trazer doenças como a febre chikungunya e dengue, visto que os mosquitos se reproduzem em locais que contenham água parada, e nesses lotes não há controle sobre isso. Essas doenças podem rapidamente se espalhar pela cidade e como podemos ver nos noticiários estão prejudicando muito as pessoas, mas tudo pode ser evitado com uma boa limpeza. Vamos botar a mão na consciência e ser mais responsáveis com o que nós produzimos e que são de nossas responsabilidades.
Você não quer problemas com a prefeitura e a justiça, quer?
A limpeza urbana é feita pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente que realiza a limpeza urbana, triando o lixo diariamente em dias alternados em toda a cidade. As pessoas precisam ficar atentas aos dias que o caminhão passa em sua rua, colocar o lixo apenas no dia de coleta e assim amenizando o problema desses lixos serem espalhados pelas ruas.
Além do mais, o acúmulo de lixo gerado pelo abandono pode ser caracterizado como crime ambiental.
A politica da boa vizinhança
A qualidade de vida é para todos certos? E assim, a boa convivência com os vizinhos é muito importante e para que isso aconteça é necessário manter nossas portas limpas, lotes limpos e cuidar do lixo que produzimos, pois além dos lotes sujos gerarem doenças, proliferando insetos, baratas, ratos e escorpiões, eles também têm como consequência a poluição visual e o mau cheiro. Obviamente, ninguém deseja essas características no bairro ou rua onde vive, principalmente se for o lote ao lado da própria casa. Todo tem o direito o direito de reclamar a respeito dessa atitude irresponsável, e essa situação podem causar constrangimentos. Seja consciente com o ambiente e o bem-estar dos vizinhos evitando esses problemas!
Manter o lote limpo só traz benefícios, seja para o proprietário do lugar, seja para a vizinhança e a cidade como um todo.
Comentários