Festival Filme de Bairro oferece oficinas de audiovisual gratuitas em Diamantina
Patrocinado pela Cemig, projeto visa documentar a identidade cultural mineira
Estão abertas as inscrições para o Festival Filme de Bairro, que é patrocinado pela Cemig e acontece nesta semana em Diamantina.
Destinado aos públicos jovens e adultos, o festival é uma realização da Gesto Produtora e Secretaria de Cultura de Minas Gerais que, além do patrocínio da Cemig, tem o apoio da Ouseria Produção e Instituto Gesto. Profissionais negros, de baixa renda e moradores de regiões periféricas terão prioridade nas inscrições, que podem ser feitas nas redes sociais em @festivalfilmedebairro e no site www.filmedebairro.com.br
Festival Filme de Bairro, Oficinas e produção de documentários em 20 cidades do interior de Minas Gerais.
www.filmedebairro.com.br
|
O Festival acontece de 25 a 26 de Janeiro em Diamantina.
Lançado em 2022, o Festival Filme de Bairro visa fomentar a produção audiovisual e o registro do patrimônio histórico material e imaterial de Minas Gerais. O projeto realizará oficinas de formação audiovisual voltadas para iniciação ao cinema, com foco na produção de filmes do gênero documentário, de no máximo quinze minutos de duração, em que o conteúdo explore a identidade cultural mineira.
As oficinas serão gratuitas, divididas em três módulos de quatro horas. No primeiro módulo será estudado roteiro, produção e gestão audiovisual. No segundo módulo, captação e edição e no terceiro módulo direção e finalização, passando por todas as etapas estruturais de um projeto audiovisual em sua completude.
Riqueza cultural
Minas Gerais é rica em manifestações culturais – reinados, congadas, povos de terreiros, quilombos, capoeira, folias de reis – que receberam influência ou que se originaram da cultura africana no Brasil. Essas manifestações, conhecidas como afro mineiridades, acontecem desde os tempos coloniais até a atualidade e contribuem para a manutenção da identidade mineira. Desta maneira, o registro em forma de documentário, é de suma importância para garantir a memória de nossa cultura popular.
Até fevereiro de 2023, o Festival vai percorrer vinte cidades em diversas regiões do Estado.
Comentários