Nexa realiza simulado de emergência em Vazante
Exercício é uma oportunidade para os moradores relembrarem os sinais sonoros, rotas de fuga e pontos de encontro
Na próxima terça-feira, 1 de novembro, a partir das 8h, as Defesas Civis de Vazante e Lagamar, em parceria com a Nexa, realiza o simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem Aroeira. As sirenes serão acionadas as 9h.
Neste ano, participam do exercício, os moradores que foram comunicados individualmente pela companhia. O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em comprimento à legislação nacional de segurança de barragens. A Nexa reforça que seus depósitos estão seguros e, recentemente, foram vistoriados pelos órgãos reguladores, assim como pela consultoria externa especializada.
De acordo com Benane Xavier, Gerente de Meio Ambiente e Coordenador do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da unidade da Nexa Vazante, o simulado é um exercício que busca reforçar a cultura de prevenção. “O simulado é um exercício prático que serve para treinar e preparar nossos colaboradores, órgãos e a população envolvida em uma situação hipotética de emergência”, comenta.
A população que não foi convidada ou notificada a participar do exercício pode seguir com a sua rotina e dar continuidade as suas atividades normalmente. O objetivo do simulado é ampliar a cultura de prevenção e segurança, além de orientar a população e todos os órgãos envolvidos sobre como agir em caso de emergência.
A realização do simulado de emergência terá o apoio colaborativo da Prefeitura de Vazante, Defesa Civil da cidade, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além da Defesa Civil de Lagamar.
Para mais informações ou dúvidas, basta entrar em contato com a equipe da Nexa no telefone: (34) 9819-9437 ou (34) 9810-1826.
Comentários