1º Encontro da Agricultura Familiar
A feira da agricultura familiar está sendo realizada entre os dias 7 e 8 de outubro. Evento realizado no Parque de Exposição da COOPERVAP, promovido pela Prefeitura Municipal em parceira com o Sebrae Minas com entrada gratuita.
O 1º Encontro da Agricultura Familiar, além de estandes com a participação de expositores da agricultura familiar estão tendo a oportunidade de comercializar seus produtos e vivenciar novas experiências como o do Queijo Artesanal do Cerrado Mineiro e cursos voltados para agricultura de precisão, apicultura, fruticultura e piscicultura.
Hoje (8), aconteceu a abertura da 4ª Copa de Marcha do Mangalarga Marchador, o torneio de truco rural e uma competição de futebol.
Agricultura Familiar e sua importância para o Brasil
A agricultura familiar é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil, segundo último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prática emprega 10 milhões de pessoas, o que corresponde a 67% da força de trabalho ocupada em atividades agropecuárias.
Mais de 80% de todos os alimentos produzidos no mundo têm como origem propriedades familiares, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em reconhecimento a essa importância, a ONU decretou que a década entre 2019 e 2028 é dedicada à agricultura familiar e estabelece uma série de ações para fomentar a prática.
No Brasil, o Censo Agrícola do IBGE indica que a agricultura familiar é a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, com uma produção diversificada de grãos, proteínas animal e vegetal, frutas, verduras e legumes.
Os agricultores familiares têm importância tanto para o abastecimento do mercado interno quanto para o controle da inflação dos alimentos do Brasil, produzindo cerca de 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.
Vale ressaltar, ainda, a importância da agricultura familiar para a alimentação escolar. Em centenas de municípios brasileiros, os pequenos produtores rurais são os principais fornecedores do alimento servido aos meninos e meninas que frequentam as escolas públicas.
Comentários