IBRAM ressalta, na EXPOSIBRAM 2022, propósito da mineração para a qualidade de vida da sociedade
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, disse na abertura da EXPOSIBRAM 2022 que o setor mineral tem sólidos compromissos com a promoção da qualidade de vida da sociedade. Ele destacou no primeiro dia da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração o retorno do formato presencial desse que é o maior evento de mineração da América Latina e, em uma mensagem emocionante, conclamou os executivos e profissionais do setor a fazer da EXPOSIBRAM uma celebração à vida.
“Estamos de volta após quase 3 anos em que não se sabia se a gente ia estar de volta. Vamos nos rever, cumprimentar, abraçar, reconhecer. Não que esta volta nos trouxe a vida. Mas que esta volta significa que não ficamos para trás, como tantos outros. Que este reencontro tenha a marca, o significado, o compromisso com a vida, o compromisso com a ciência, o compromisso de uns com os outros, que é fundamental, que faz com que a gente viva em comunidade, com respeito, compromisso e alegria. Que a gente transforme isso em um compromisso com a vida, bem maior, e em particular, um compromisso com as novas gerações. Não podemos e nem devemos legar àqueles que virão depois de nós um mundo pior do que recebemos. Amamos nossos filhos, nossos netos, nossos amigos, mas nossos compromissos com todos eles passa por entregar um mundo melhor do que recebemos”, disse.
Ele participou do talk show “Cenário macroeconômico e político”, que marcou a solenidade de inauguração da EXPOSIBRAM 2022. “Que este seja o grande marco da EXPOSIBRAM 2022. Que esta venha a ser a lembrança deste encontro: estarmos juntos, estarmos vivos e de reforçar o nosso compromisso com a vida, que é também um compromisso com a natureza porque dela somos parte, assim como ela é parte de nós. Que a mineração, a cada dia, se torne um símbolo deste compromisso, de um país mais justo, humanitário, com progresso e riqueza para todos, com democracia. Esta é a marca que queremos para este reencontro, um feliz reencontro”, acrescentou.
Para cumprir esta jornada de associar cada vez mais a mineração à promoção da qualidade de vida, tanto Jungmann quanto executivos de mineradoras ressaltaram a necessidade de o setor cumprir à risca as boas práticas em ESG. O IBRAM e as mineradoras associadas, lembrou Raul Jungmann, estruturam e já assinalam avanços na chamada Agenda ESG da Mineração do Brasil. É um conjunto robusto de compromissos, metas, indicadores e ações setoriais para tornar esta indústria mais segura, sustentável e responsável com as pessoas e o meio ambiente. As metas estabelecidas foram anunciadas em outubro de 2021, quando foi lançada a Agenda ESG.
O presidente do Conselho Diretor do IBRAM e CEO da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn, lembrou no talk show que sua companhia tem uma presença marcante e grande participação na economia e na vida das comunidades próximas às operações.
“Nós chegamos como hóspedes (das comunidades no início dos projetos) e temos que ‘bater à porta’ dessas pessoas com muita humildade, muita gentileza, com muito respeito e buscar, desde o primeiro momento, um diálogo e, acima de tudo, gerar uma relação de confiança. Isso é a base de tudo e ela só se desenvolve com nossas ações, atitudes e transparência, para construirmos essa relação de confiança. Importante que as mineradoras estejam de portas abertas para as comunidades, ou seja, não há o que se esconder. Devemos mostrar como a atividade mineral se dá, quais as ações que podemos fazer para melhorar a vida das pessoas nessas comunidades de forma genuína, como no campo de educação, no desenvolvimento de negócios, ou em outras áreas”, afirmou.
Segundo Ana O’Farrill, Diretora de Joint Ventures e Country Manager Brasil da Rio Tinto, o relacionamento com as pessoas é estratégico no setor mineral. A empresa, disse, se reinventou, revigorou seu propósito junto às comunidades. “Buscamos ter um olhar estratégico, em que as comunidades façam parte das nossas operações; que elas vejam um benefício social, de desenvolvimento, de progresso humano que a mineração pode trazer, em especial em locais remotos”, disse.
Alexandre D’Ambrosio, Vice-presidente de Assuntos Corporativos da Vale, iniciou sua participação no talk show apresentando o lamento da companhia pela tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), em 2019, e reforçou o compromisso da Vale em promover as reparações dos danos e atuar para ser cada vez mais segura, sustentável e responsável com as pessoas e o meio ambiente.
O executivo disse que “o Brasil é um país de mineração, isso faz parte da nossa história, do nosso futuro. E com o novo ciclo de desenvolvimento, o país precisa olhar para a mineração como agente fundamental de geração de riqueza e de transformação do próprio país”. A mineração, segundo D’Ambrosio, precisa colocar as pessoas, a segurança, as práticas ESG no centro das estratégias e ações.
Avanços do setor mineral na Agenda ESG
Na semana passada, o IBRAM divulgou os principais resultados relativos ao balanço da Agenda ESG da Mineração do Brasil, entre os quais, se destacam: as mineradoras ampliaram em 85% seu engajamento à Agenda ESG; foi mapeada, em mais detalhes, a presença de mulheres e de pessoas com deficiência nas empresas; novas metas setoriais foram incorporadas à Agenda ESG, como a de elevar em 53%, até 2030, o investimento em P&D Tech, e em 15% o consumo de energia junto a fontes renováveis.
“Este esforço setorial busca mostrar onde está o setor mineral e onde ele quer chegar; para que todos possam saber como está a mineração do Brasil em termos de sustentabilidade, de compromisso com as boas práticas, com o meio ambiente e com a sociedade”, disse Raul Jungmann.
Jungmann assegurou que a indústria da mineração “está comprometida com a profunda transformação da indústria, tanto nos seus processos quanto nas suas técnicas e relações com as pessoas e com a natureza. Reconhecemos a nossa relevância e a importância das comunidades onde estamos inseridos e trabalhamos duramente, no sentido de buscar uma maior sustentabilidade do setor. Isso quer dizer que temos preocupação com o meio ambiente, com a licença social para operar, com a governança e as boas práticas”.
O Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, participou do talk show via online. O encontro foi medidado pelo professor Cláudio Boechat, da Fundação Dom Cabral. Corrine Ricard, Presidente da Mosaic, encaminhou pronunciamentos em vídeo para este encontro.
Patrocínios da EXPOSIBRAM
Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos), Alcoa (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Sigma Mineração (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).
Apoio Institucional
Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Fundação Dom Cabral (FDC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).
Apoio Oficial
Podcast Wepod.
Apoio editorial
A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Máquinas e Equipamentos, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral, ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil, Notícia Sustentável e Panorama Minero.
Comentários