TERRENOS BALDIOS E CALÇADAS NÃO SÃO LIXEIRAS
“O Brasil Imperial tem a consciência de que limpar a cidade é tarefa do poder público, mas acredita que manter a cidade limpa é de responsabilidade de todos.”
O hábito de jogar lixo em lotes vagos no Bairro Jóquei Clube tem se mantido apesar das denúncias. Sempre o que a população não quer perto dela arruma um “jeitinho” prático de se livrar do lixo, mas esquecem que poderão arcar com suas responsabilidades ambientais.
Lotes vagos no Bairro Jóquei Clube!
O munícipio conta com aterro sanitário, caminhões para recolher o lixo, mas infelizmente as pessoas continuam jogando todo tipo de lixo, as margens das estradas e também perto de áreas residenciais, e mediante essas situações, a prefeitura municipal, precisa intensificar a fiscalização, e quem for pego fazendo o descarte irregular do lixo tem que ser penalizado.
Além de causar mau cheiro e atrair vetores de doenças, jogar lixo em terrenos baldios, em margens de estradas e rodovias é crime ambiental (lei 9.605/1998) estando sujeito à multa e/ou detenção.
A população pode colaborar com o trabalho da limpeza urbana com ações simples:
- não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes;
- embale corretamente seu lixo, em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças;
Não queime o lixo. Esta prática é proibida.
- É dever do proprietário do imóvel preservar e manter limpa a calçada em frente ao seu estabelecimento ou residência.
- Quem produz entulho de construção civil deve dar a destinação adequada para eles, procurando a secretária responsável.
- Restos de poda e móveis velhos procurem a secretaria responsável para o destino correto.
Lugar de lixo é no lixo. Não jogue lixo no chão.
Comentários