História, cultura e tradição: São Domingos celebra a Caretagem
Tradicional manifestação cultural, mantida há mais de 200 anos por remanescentes de quilombo em Paracatu, volta a tomar as ruas com muita dança e alegria para o Dia de São João
Máscaras, assessórios e fantasias fora do armário. Dança ensaiada, rua enfeitada. Como o cortejo da Caretada para em frente às casas, ao longo de toda a madrugada, a organização da festa fica a cargo dos moradores. “Cada família do São Domingos acolhe a Caretagem da sua forma. Seja com bandeiras, fogueira, farofa, caldos, pipoca e outras comidas típicas”, explica Irene dos Reis de Oliveira, presidente da Associação do São Domingos.
Na noite do dia 23, a comunidade quilombola São Domingos se prepara para mais uma Caretagem, celebração tradicional que acontece em Paracatu desde o final do século 18, em comemoração a São João Batista.
Vestidos com roupas coloridas e enfeitados com fitas, guizos, estandartes e máscaras, feitas pelos próprios integrantes, a festa começa na tarde de 23 de junho com o levante da bandeira. A partir de então, um grupo de cerca de 30 homens – metade vestida de mulher, metade de homem – dança e canta durante 24 horas, percorrendo as casas e recebendo homenagens e comidas típicas, seguidos com alegria por moradores e visitantes.
O evento, que conta com apoio da Kinross, por meio do Programa Integrar, se encerra no dia 24 (Dia de São João) com o arremate, quando o grupo apresenta todas as sete danças preparadas exclusivamente para a festa, e com um merecido almoço preparado pela própria comunidade. De acordo com Irene, “antes, eram menos pessoas. Hoje em dia, como vem muita gente acompanhar e somos uma comunidade com poucos recursos, essa ajuda é muito importante para conseguirmos receber a todos que vêm prestigiar a nossa festa, com fartura e muita diversão”.
Ela completa que “estávamos com saudade dessa festa maravilhosa, que reúne tanta gente para celebrar nossa cultura e a história de nossa gente, com muita música e dança. Todas as pessoas, paracatuenses ou visitantes, são nossos convidados para acompanhar, dançar e se divertir”.
Para saber um pouco mais dessa tradição cultural de Paracatu e ver fotos da Caretagem em anos anteriores, acesse o site do Programa Integrar: IntegrarKinross.com.br/iniciativa/Caretagem.
Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/ Telefone: 0800 038 1051 |
Comentários