Primeira escola de saúde pública estadual do país, ESP-MG completa 76 anos

Ao longo dos anos, mais de 365 mil alunos já foram qualificados pela instituição, em 850 cursos disponibilizados

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) completou, nesta sexta-feira (3/6), 76 anos de fundação. A unidade, que tem a Educação Permanente em Saúde como referencial político-pedagógico, trabalha para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da produção e divulgação de conhecimentos junto a usuários, trabalhadores e gestores, além de ações educacionais e de pesquisa.

 Nessas mais de sete décadas de atuação da ESP-MG, 364.663 alunos participaram das ações educacionais e 850 cursos já foram desenvolvidos. Deste total, fruto de investimentos mais recentes para acesso à formação, 43.020 alunos matricularam-se em atividades na modalidade de educação a distância (EAD), em 14 cursos. A diretora-geral da Escola de Saúde, Mara Tanure, destaca os diversos desafios vividos e o máximo esforço da instituição para estar realmente ao lado dos trabalhadores do SUS. “O que chama a atenção é o fato de que, muitas vezes, pessoas que já participaram de cursos na ESP, e que são profissionais do SUS, vêm buscar a escola para parcerias, dizendo o quão importante a escola é para elas”, conta. “O que não falta é motivação para trabalhar em uma instituição que faz tanto sentido para a saúde pública e que, realmente, abre caminhos para o fortalecimento do SUS”, completa.Escola de Governo 

A ESP-MG é uma instituição vinculada tecnicamente à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e faz parte, juntamente com a SES, do SIstema Estadual de Saúde. Também são integrantes Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig)Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Fundação Hemominas.A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais se configura como uma Escola de Governo, que são instituições criadas e mantidas, pelos poderes públicos estadual e municipal, para a formação e desenvolvimento de servidores públicos, visando à melhoria dos serviços prestados à população. Para tanto, é necessário o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE).A ESP-MG está habilitada junto ao CEE para disponibilizar cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, desde 2005. Com isso, promove o fortalecimento da capacidade e da qualidade de governo em saúde no contexto do SUS em Minas Gerais, por meio da formação de trabalhadores e gestores para o sistema de saúde; do apoio ao desenvolvimento de políticas de saúde; da articulação entre o ensino e o trabalho em saúde fundamentado pela educação permanente em saúde; e do fomento à pesquisa estratégica e à articulação desta com os serviços de saúde, entre outras ações. A instituição mineira também faz parte das Redes Brasileira de Escolas de Saúde Pública e Nacional de Escolas de Governo.

CursosA ESP-MG tem longa tradição na formação de sanitaristas. A primeira edição do curso de especialização em Saúde Pública foi realizada em 1947, um ano após a criação da instituição. Naquela época o Brasil enfrentava surtos de esquistossomose e ancilostomose (amarelão).​​​​​​Além da especialização em saúde pública, são oferecidas as de direito sanitário, comunicação e saúde e de saúde mental. Há também os cursos técnicos, de aperfeiçoamento e de qualificação livres (como os direcionados a agentes comunitários de saúde e a agentes de combate a endemias) e de qualificação da gestão do SUS. Além desses, a Escola de Saúde promove capacitações em saúde, presenciais e a distância, em áreas como sistema prisional, controle social, formação docente, vigilância sanitária, entre outras.Lidiana Silva Guimarães é assistente social e atua na equipe de saúde mental do município de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Atualmente, cursa a Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na ESP-MG. Ela lembra que, há alguns anos, também participou de um curso livre da escola, voltado para referências técnicas em saúde mental. A atividade foi importante, segundo Lidiana, para mudar perspectivas profissionais. A experiência foi, ainda, incentivo para participar de novo processo seletivo, desta vez para a especialização.​​​​​​

“Minha experiência na ESP tem sido valiosa, porque é um espaço de troca e aprendizados importantes para minha atuação profissional. Posso dizer que a Escola se compromete, não só com a contribuição e formação profissional, mas sobretudo com a pessoal. Tenho certeza de que, ao sairmos daqui, sairemos mais conscientes quanto à humanização do trabalho, considerando então o sujeito como ponto de partida”, enfatiza.Saúde em Rede Mesmo com a pandemia de covid-19, a ESP está desde 2020, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), conduzindo o processo de expansão do Projeto Saúde em Rede. A instituição é responsável pelo desenvolvimento dos projetos educacionais, que envolve revisão e adaptação de conteúdo, produção de material didático e organização das capacitações, além do acompanhamento das etapas junto aos participantes das oficinas de qualificação.Como parte desse projeto, a escola preparou o curso na modalidade EAD de “Saúde em Rede: Organização do Cuidado em Rede”, que capacitou 6.636 alunos. Em relação às ações presenciais descentralizadas, a ESP-MG qualificou, na primeira onda de expansão do projeto, 3.353 alunos e, na segunda onda, 4.196. Entre ações presenciais e a distância,  foram 14.185 profissionais qualificados, abrangendo 415 municípios do estado. Repositório institucionalPara divulgar a produção de conhecimento da Escola, reforçando sua natureza como instituição de Ensino, Pesquisa e Ciência e Tecnologia, a Escola de Saúde Pública conta com o selo “Editora ESP-MG”, que é nomenclatura para classificar as publicações feitas pela instituição. Em 2022, até o momento, já foram produzidas duas publicações: “Diretrizes Estaduais da Linha de Cuidado da Disfunção Temporomandibular na Rede de Atenção à Saúde Bucal/ SUS-MG” e a lançada nesta sexta-feira (3/6), “Saúde e Trabalho no Sistema Prisional”. ​​​​​​O Repositório Institucional da Escola disponibilizada a produção intelectual da instituição, para acessá-lo, clique aqui.

Imagens: ESP-MG  / Divulgação

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados