Curso gratuito e online para formação de produtores de audiovisual e Festival CURA são destaques no Energia da Cultura  

A cada semana, a Cemig oferece atrações culturais imperdíveis entre os projetos que patrocina. Nesta edição, o Energia da Cultura traz o CURA, evidenciando o trabalho de Tainá Marajoara, que conduz a primeira Vivência do festival. O Museu Mineiro traz exposição com a intenção de renovar esperanças e ampliar o olhar do público, especialmente por apresentar diálogos entre artistas jovens com obras de seu acervo, demonstrando os aspectos atemporais da arte. A Filarmônica traz três dos maiores compositores do século passado, que mostram obras essenciais. E há ainda um curso online, do Projeto Minas Cine, de Elaboração e Produção de Projetos Audiovisuais.

Confira as atrações no link:  https://pt-br.facebook.com/events/568727397548439/

 

CURA – Circuito Urbano de Arte, 6ª edição  

A 6ª edição do Circuito Urbano de Arte conta, pela primeira vez, com uma vivência guiada por Tainá Marajoara, que trabalha com comida, cura e arte. E acontece ainda o lançamento do catálogo oficial do festival. É a arte coletiva misturada com a vida e assim, mais uma vez, o CURA convida a outras formas de pensar a arte. A programação pode ser acompanhada pelo Instagram do CURA.

Tainá Marajoara (PA): o CURA21 propôs uma vivência na praça de presença marajoara, em que o chão é entendido como sagrado, território dos mortos, da comunidade, de onde sai o alimento, de onde sai a cura, por onde correm os rios. A vivência foi guiada pela cozinheira, artista e pensadora indígena Tainá Marajoara, numa criação coletiva com outras três mulheres: Mayô Pataxó, Patrícia Brito e Silvia Herval. Um encontro fruto de um processo artístico e de intenções, encantarias e espiritualidade.

“A gente quer atuar num processo de contracolonização, florescer no chão (ainda que simbolicamente) jenipapo, tucumã, urucum… entendendo que a pedra da colonização precisa sair do nosso caminho e, com ele, este sistema de pisotear, de cimentar nossa memória, nossa história, nossa identidade. Será um gesto simbólico com poesia-criação-inspiração, que é base de construção dessa vivência, um gesto de replantar para que o território floresça entre as pedras portuguesas, da colonização, que insistem em ser atiradas sobre nós”, diz Tainá Marajoara.

Museu Mineiro: exposição coletiva “Poder sair, poder chegar, poder viver”

A exposição coletiva apresentada pelo Museu Mineiro, em BH, tem por intuito falar do direito mais primal dos seres: ir e vir, sair e chegar. Por isso o convite e seleção de obras de artistas que conversam entre si por meio de caminhadas, chegadas e partidas, novos começos; enfim, perspectivas de futuro. Segundo o curador Rafael Perpétuo, “a arte tem dessas coisas, de mostrar novos caminhos, novas possibilidades, instigar as reflexões”.

 

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: Fora de Série

O século 20 consolida, de forma crescente, o virtuosismo técnico e expressivo da orquestra moderna, através dos gênios criativos que surgiram nesse período. Três de seus maiores compositores mostram todas essas possibilidades em obras essenciais do século passado e terão suas obras apresentadas pela Filarmônica de Minas Gerais no dia 6 de novembro, às 18h, na segunda parte da história da orquestra moderna, dentro da série “Fora de Série”. No repertório, Ravel, com Mamãe Gansa: Suíte, Prokofiev, com a Sinfonieta, op. 48 e Bartók, com Música para cordas, percussão e celesta. A regência é do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais.

A programação prevista poderá sofrer alterações em virtude das medidas adotadas em Belo Horizonte para o combate à pandemia.

ONG Contato: Projeto Minas Cine Oficinas Região Noroeste MG (oficina online)

O Projeto Minas Cine busca o desenvolvimento de uma plataforma de articulação, produção, difusão e formação de novos(as) gestores(as) e realizadores(as) de audiovisual e cinema em Minas Gerais. Serão ao todo 10 regiões do estado contempladas com um processo formativo online e gratuito que envolve grandes profissionais brasileiros e irá debater as questões mais importantes para produtores(as) e realizadores(as) que buscam fortalecer sua inserção no mercado e compreender as variadas estratégias de negócios que envolvem o audiovisual.
 

 

Período de Inscrições: até 08/11/2021.

Oficina: Etapa Noroeste: 15, 16, 17 e 18 de Novembro; 22, 23 e 24 de Novembro.

Aulas noturnas, sempre de 18 às 22h.

Link para inscrições:

https://www.sympla.com.br/minascine-etapa-noroeste—curso-gratuito-de-elaboracao-e-producao-de-projetos-audiovisu__1387559

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados