Sebrae Minas encerra 1ª série de capacitações para mulheres do agronegócio em Paracatu
‘Filhas do Agro’ é um programa voltado para formação e capacitação técnica de mulheres que atuam no segmento na região Noroeste de Minas Gerais
Dirigida a mulheres vinculadas a atividades do agronegócio na região Noroeste de Minas, a primeira jornada do programa ‘Filhas do Agro’ foi concluída neste mês de setembro. Ao longo de quase um ano de formação técnica, foram atendidas 30 mulheres moradoras de Paracatu e Unaí. Com uma série de capacitações voltada a gestão e empreendedorismo feminino, o programa foi promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor).
Durante a jornada, as mulheres participaram de sessões individuais de coaching, por meio do programa Líder Coach, dedicado a formar lideranças de alta performance. Passaram também por uma capacitação de governança, chamada de Cultura da Cooperação, para se entenderem como grupo e definirem se irão formalizar ou não como uma associação. E, por fim, participaram do Bootcamp, um curso intensivo de empreendedorismo focado em projetos individuais e coletivos.
De acordo com a analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende, além da formação individual, a série de capacitações proporcionou às participantes o desenvolvimento de características empreendedoras e do perfil de liderança, a fim de transformar suas realidades e o seu entorno. “A expectativa é que elas possam se fortalecer enquanto grupo e promover o capital social da região por meio do empoderamento de outras mulheres ligadas ao agro.”
Para a produtora rural Regislaine Aparecida da Silva, o programa contribuiu para o seu autoconhecimento e o amadurecimento do grupo. “A jornada também foi muito importante para expandir o networking profissional, com troca de informações valiosas para colocarmos em prática no dia a dia do negócio”, destaca.
O ‘Filhas do Agro’ contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal e com o apoio das empresas Produtiva Agronegócios, Pioneira, Corteva e Microxisto e da Academia de Liderança de Mulheres do Agronegócio.
Comentários