Investimentos da Cemig em manutenção preventiva somam cerca de R$ 170 milhões em 2020
Procedimento visa reduzir interrupções no fornecimento de energia e evitar acidentes
foto: Cemig realiza manutenção preventiva para minimizar interrupções no fornecimento de energia e evitar acidentes com a rede elétrica.
Para minimizar interrupções no fornecimento de energia aos seus mais de 8,6 milhões de clientes, a Cemig realiza a manutenção preventiva de sua Rede de Distribuição. Trata-se de inspeções em áreas urbanas e rurais, com o intuito de identificar problemas que possam causar interrupções ou acidentes com a rede elétrica. A partir dessas inspeções, a companhia promove poda de árvores, limpeza de faixa – realizada na área rural, para retirar vegetação que possa encostar na Rede de Distribuição – e troca de equipamentos como cruzetas, postes e isoladores. Somente em 2020, até o último mês de novembro, a Cemig já investiu aproximadamente R$ 170 milhões em manutenção preventiva, procedimento que é realizado de forma permanente em todo o Estado.
É o que explica Fernando Cesar Gomes, engenheiro do sistema elétrico da distribuição da companhia. “A Cemig – sabendo da importância das árvores para o ambiente urbano e acreditando ser possível uma convivência harmoniosa entre a vegetação e as redes de distribuição de energia – busca sempre promover a sustentabilidade de suas ações, aprimorar procedimentos e garantir um serviço de qualidade para a população. Uma das atividades de manutenção mais rotineiras é a poda de árvores próximas aos equipamentos elétricos, realizada sob orientação de responsáveis técnicos e por equipes treinadas”, comenta o engenheiro.
A técnica de poda utilizada é a poda direcional, que respeita os mecanismos naturais de rejeição de galhos pelas árvores. Nesse procedimento, as copas das árvores são conduzidas para fora dos cabos da rede de distribuição e apenas os galhos que estiverem crescendo em direção aos condutores são podados. Aqueles que não estiverem crescendo em direção à rede permanecem na árvore, e seu crescimento prossegue normalmente. Esse procedimento é respaldado por uma norma técnica aprovada no Brasil, baseada em recomendações da Sociedade Internacional de Arboricultura (International Society of Arboriculture – ISA) e não prejudica a vegetação.
Solicitações
Caso o cliente identifique uma situação em que exista a necessidade de poda, as solicitações devem ser feitas para a prefeitura ou diretamente para a Cemig, pelos canais de atendimento como o telefone 116, que funciona 24 horas por dia. “O foco da empresa é sempre minimizar interrupções do fornecimento de energia, garantir o funcionamento do sistema elétrico e, acima de tudo, a segurança da população”, define Fernando.
Vale destacar que a Cemig é autorizada a realizar a poda apenas nas árvores que estiverem em conflito com a rede elétrica. “Essa atividade envolve sérios riscos e deve ser realizada por profissionais capacitados, pois qualquer deslize ou toque nos condutores pode causar choque elétrico ou rompimento do cabo de energia”, alerta o especialista.
Treinamento
A Cemig proporciona treinamento e capacitação em manejo de arborização para empregados próprios, empresas contratadas e prefeituras. Para a orientação dos serviços, as melhores técnicas disponíveis são utilizadas, baseadas nas recomendações da ISA e da norma ABNT NBR 16246-1:2013.
Além disso, a Cemig possui parcerias com centros de pesquisas e universidades para estudar o comportamento das árvores urbanas quando submetidas às podas e também para estabelecer protocolos de análise de risco de quedas.
Comentários