A população deve ficar atenta à atuação de estelionatários que utilizam o nome da Cemig em tentativas de extorsão e golpes no Norte de Minas. As abordagens mais recentes foram registradas na região de Januária. Clientes receberam telefonemas de um indivíduo que se apresentou como funcionário da Cemig e informou sobre a necessidade do serviço de troca do medidor, solicitando uma taxa para a realização do serviço. No momento da abordagem, para dar um aspecto de maior veracidade ao golpe, os estelionatários até solicitam às vítimas que liguem para um falso telefone 0800. O número não faz parte dos canais de atendimento da Cemig.
Para evitar o surgimento de novas vítimas, a Cemig alerta que ninguém, incluindo empregados próprios ou terceirizados, está autorizado a cobrar por qualquer serviço realizado, solicitar talões de cheques, documentos ou dados bancários, bem como vender produtos em nome da Empresa.
Outras dicas para evitar golpes:
· O pagamento referente ao serviço de fornecimento de energia elétrica é realizado exclusivamente via conta de energia. Sendo assim, não há outra forma de cobrança, como depósitos, transferências ou pagamentos em dinheiro durante ou após atendimento. Todas as taxas são pagas junto com as contas de energia elétrica ou documento emitido pela Empresa, via agências bancárias e postos Cemig Fácil (lotéricas, farmácias, etc), e são formalizadas por suas agências e postos de atendimento.
· Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniformes-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá.
· Em caso de dúvida, o consumidor deve procurar por uma Agência ou Posto de Atendimento da Cemig de sua cidade ou ligar para o Fale com a Cemig, pelo telefone 116. A Cemig orienta ainda que seja registrado boletim de ocorrência nesses casos, para que a polícia possa investigá-los.
08.08.2020 l Classificação: Público
|
Comentários