1ª edição do Fliparacatu teve inicio nesta quarta-feira
O Largo do Rosário está sendo palco de um dos maiores eventos literário nacional e internacional que teve inicio nesta quarta-feira (23). O evento teve inicio pela manhã na Casa Paracatu com várias atrações para a criançada e no final de uma tarde linda, um céu rosado, aconteceu um cortejo com quilombolas da comunidade dos Amaros. Em seguida, ocorreu o corte de fita, na Rua Goiás e Largo do Rosário, com a presença da homenageada a escritora Conceição Evaristo, dos curadores do Fliparacatu, Afonso Borges, Tom Farias e Sérgio Abranches, Prefeito Igor Santos, Diretora de Relações Governamentais e de Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, Presidente da Câmara Municipal a vereadora Claudirene Rodrigues, Promotora de Justiça Dra. Mariana Leão, subsecretário de estado da Cultura, Igor Arci, e convidados da Feira.
Após o corte da fita simbólica todos seguiram para a Igreja do Rosário, igreja construída pelos escravos, teve sua construção iniciada provavelmente em 1744, um momento de muita simbologia, onde ocorreu uma série de discursos, na maioria de improviso e todos regados de muita emoção.
Com o patrocínio da empresa Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, Igreja do Rosário, Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari, o Fliparacatu segue até domingo dia 27/08 com uma programação gratuita, uma lista de convidados e homenageados como Conceição Evaristo e o moçambicano Mia Couto, e também de Itamar Vieira Júnior e Eliana Alves Cruz, e nomes importantes da produção literária nacional. Um espetáculo de cultura que envolve toda a cidade através dos alunos das escolas públicas e privadas, artistas locais e a sociedade civil.
O Fliparacatu oferece em sua vasta programação alternativa para todas as idades. Atrações como dança, contação de história, teatro, mesas de conversa, oficinas, lançamentos de livros, debates, prêmio de redação e sessão de autógrafos.
Programação realizada na quarta-feira (24)
fotos do evento num geral:
Comentários