19 de abril: oportunidade de conscientização e reconhecimento da diversidade dos povos indígenas
Muitas vezes ainda abordado de forma folclórica, o dia 19 de abril representa mais uma oportunidade e urgente necessidade de conscientização e de reconhecimento pela sociedade brasileira da diversidade dos povos indígenas de nosso país e de suas lutas por direitos, até então pouco ou quase nada assegurados pelo Estado.
Para muito além de comemorar, portanto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) promove nova Roda de Conversa do projeto institucional Ciclo de Debates com o tema Comunidades indígenas: vulnerabilidades, diálogo e proposições no dia 19 de abril às 14h no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/IFTMoficial).
O evento conta com a participação de Edna Bezerra Pajeu (Edna Truka), Liderança do povo TRUKÁ Tapera no município de Orocó/PE, e de Darci Emiliano, Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
A Roda de Conversa é gratuita e aberta à comunidade acadêmica do IFTM e à toda sociedade. Não é necessário fazer inscrição.
Rede Federal em reflexão às questões dos Povos Indígenas
Para ampliar reflexões e discussões acerca dos povos indígenas e também somar esforços nessa luta por reconhecimento de direitos, interessados ainda podem participar de diversas outras atividades gratuitas promovidas por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
São algumas delas:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – I Abril Indígena
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Vidas Indígenas Importam
https://www.instagram.com/p/CNai39kl9ky/
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – 2º Festival Arandu
https://www.even3.com.br/arandu2021/
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
II Semana dELAS do IFTM
Ainda, no dia 10 de março de 2021, o IFTM promoveu a segunda edição do evento Semana dElas, na qual foram lembradas as conquistas femininas ao longo da história e trazidos à tona os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. O evento teve a participação de Marília Põkwyj Ribeiro de Sousa Krahô, graduanda do curso de Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Gurupi e liderança indígena do povo krahô do Tocantins, que relatou, entre outros assuntos, as inúmeras dificuldades vivenciadas por ela e por indígenas em ambientes educacionais como universidades.
O evento pode ser assistido no canal do IFTM Campus Uberlândia no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=giSwqlH460M&t=2138s).
Comentários